Amem uns aos outros

Lições da Bíblia
"Prosseguindo em seu texto, Pedro guiou os cristãos à expressão suprema de uma vida santa e fiel."1 
"7. Leia 1 Pedro 1:22-25. Qual foi o argumento fundamental de Pedro sobre o que significa ser cristão?"1 
"22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; 25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada." (1 Pedro 1:22-25 ARA)2
"Pedro começou seu argumento afirmando que os cristãos já estavam purificados ('Tendo purificado a vossa alma [...]'), e obedeciam à verdade (1Pe 1:22). O verbo 'purificar', ou 'limpar', está intimamente relacionado às palavras 'santo' e 'santidade', relacionadas ao que Pedro havia escrito um pouco antes (1Pe 1:15)."1 
"Os cristãos haviam sido purificados por meio do batismo e de seu compromisso com Jesus (compare com 1Pe 3:21, 22), ao dedicar sua vida exclusivamente a Deus mediante a obediência à verdade."1 
"Como consequência natural dessa mudança em sua vida, eles passaram a ter um relacionamento próximo com outros que compartilhavam de semelhante visão. Tamanha era a proximidade desses relacionamentos que Pedro utilizou a linguagem familiar para descrevê-los. Os cristãos deveriam agir por amor fraternal. A palavra grega philadelphia, utilizada em 1 Pedro 1:22 e traduzida como 'amor fraternal', significa literalmente 'amor de irmão ou irmã'. É o amor que os membros de uma família têm uns pelos outros."1 
"Existem várias palavras gregas diferentes que são traduzidas como 'amor':  filia (amizade), eros (amor apaixonado de um casal) e ágape (amor puro que busca o bem do outro). A palavra que Pedro utilizou quando escreveu 'amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente' (1Pe 1:22) está ligada a ágape, que significa o puro amor que busca o bem das outras pessoas. Certamente foi por isso que ele acrescentou à sua frase as palavras 'de coração' (1Pe 1:22), o coração que recebemos quando somos 'regenerados' (1Pe 1:23; veja também 1Pe 1:3) por meio da Palavra incorruptível de Deus. Esse tipo de amor provém somente do Senhor. Não é manifestado por um coração não regenerado, egoísta e egocêntrico. Por isso, Pedro deu tanta ênfase à purificação e à 'obediência à verdade' (1Pe 1:22). A verdade não é apenas uma crença; ela deve ser vivida."1 
"Como podemos ser mais amorosos? Como podemos manifestar o tipo de amor que provém de um 'coração puro'?"1 
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/
Quinta-feira, 06 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos