O sofrimento e o exemplo de Cristo

Lições da Bíblia
“2. De acordo com 1 Pedro 3:13-22, qual deve ser a reação dos cristãos para com aqueles que os fazem sofrer por sua fé? Qual é a relação entre os sofrimentos de Jesus e as aflições enfrentadas pelos cristãos por causa de sua fé?”1
“13 Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? 14 Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, 16 fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal. 18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; 22 o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.” (1 Pedro 3:13-22 ARA)2.
“Ao dizer: ‘Ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois’ (1Pe 3:14), Pedro estava apenas ecoando as palavras de Jesus: ‘Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça’ (Mt 5:10). Em seguida, o apóstolo declarou que os cristãos não deveriam temer aqueles que os atacavam, mas santificar (reverenciar) a Cristo como Senhor em seu coração (1Pe 3:15). Reafirmar Jesus em seu coração os ajudaria a acabar com o medo que tinham de seus opositores.”1
“Em seguida, Pedro recomendou aos cristãos que estivessem sempre aptos a explicar, de maneira atrativa, com mansidão e temor, a esperança que possuíam (‘temor’ às vezes é traduzido como ‘reverência’; veja 1Pe 3:15, 16).”1
“Pedro insistiu que os cristãos não dessem às pessoas motivo para acusá-los. Eles deveriam manter a consciência limpa (1Pe 3:16). Assim, seus acusadores seriam envergonhados por sua vida irrepreensível.”1
“Não há mérito em sofrer por ser malfeitor (1Pe 3:17). O sofrimento por causa do bem, por fazer o que é certo, faz a diferença crucial. ‘Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal’ (1Pe 3:17).”1
“Por fim, Pedro usou o exemplo de Jesus. O próprio Cristo sofreu por Sua justiça. A santidade e pureza de Seu caráter eram uma reprovação constante àqueles que O odiavam. Se houve alguém que sofreu por fazer o bem e não o mal, esse foi Jesus.”1
“Porém, Seu sofrimento também proveu o único meio de salvação. Ele morreu no lugar dos pecadores (‘o Justo pelos injustos’ [1Pe 3:18]), para que aqueles que nEle creem tenham a promessa da vida eterna.”1
“Você já sofreu por fazer o que é certo? Qual foi a experiência? O que aprendeu sobre o significado de ser cristão e refletir o caráter de Cristo?”1
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/
Segunda-feira, 01 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos