Como devemos viver?

Lições da Bíblia

“Um tema retomado por Pedro com maior frequência do que qualquer outro é apresentado em sua pergunta: ‘Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser, em santo trato e piedade’? (2Pe 3:11, ARC).”1

2. Leia os textos seguintes. O que Pedro disse sobre o comportamento cristão? (1Pe 1:15-17,  221Pe 2:11Pe 3:8, 91Pe 4:7-112Pe 3:11). Assinale a alternativa correta:

“15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, [...] 22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1Pedro 1:15-17, 22 ARA)2. “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,” (1 Pedro 2:1 ARA)2. “8 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, 9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” (1 Pedro 3:8-9 ARA)2. “7 Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.  8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. 9 Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. 10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11  Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 4:7-11 ARA)2. “Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,” (1 Pedro 3:11 ARA)2.

A. ( ) O cristão deve viver em santidade, obedecer a Deus, amar seu próximo e se livrar da maldade, hipocrisia, engano, inveja e maledicência.
B. ( ) O cristão deve buscar satisfazer suas paixões carnais, priorizando o próprio eu.
C. ( ) O cristão deve se submeter ao que sua consciência mandar.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Pedro discorreu sobre o comportamento cristão em diversas partes de suas duas cartas, e uma série de temas é recorrente. Primeiramente, ele enfatizou por duas vezes a relação entre o juízo de Deus e o comportamento cristão (1Pe 1:17; 2Pe 3:11). Deus julgará as obras de todos. Portanto, devemos viver em santidade.”1

“Em segundo lugar, Pedro mencionou diversas vezes que os cristãos deveriam ser santos. No Antigo Testamento, as coisas santas eram separadas para uso no templo (Êx 26:34; 28:36; 29:6, 37) ou para os propósitos de Deus. Por exemplo, o sábado em Gênesis 2:3. O plano de Deus era que Seu povo fosse santo assim como Ele é santo, um tema que Pedro também abordou (Lv 11:44; 19:2; 1Pe 1:15, 16). O processo em que algo é separado para propósitos santos é chamado de ‘santificação’, e o desejo de Pedro era que seus leitores fossem santificados pelo Espírito e obedientes a Jesus (1Pe 1:2).”1

“Em terceiro lugar, Pedro apresentou detalhes do comportamento apropriado aos santificados. Eles devem se livrar da maldade, engano, hipocrisia, inveja e maledicência (1Pe 2:1), ter o mesmo modo de pensar, amor uns pelos outros e humildade (1Pe 3:8, 9, NVI). Também devem ter piedade, fraternidade e amor (2Pe 1:5-7) intenso e constante (1Pe 4:7-11). Por último, Pedro encorajou seus ouvintes a lançar sua ansiedade sobre Jesus (1Pe 5:7).”1

“Como podemos encorajar uns aos outros sem fazer julgamentos? Como podemos viver de acordo com o chamado feito nas epístolas de Pedro?”1

Segunda-feira, 19 de junho de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLÍA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos