O último apelo

Lições da Bíblia

Pedro terminou sua epístola com um tema que a permeia desde o início. Ele insistiu que seus leitores vivessem em santidade e tomassem cuidado para não ser levados pelo ‘engano dos homens abomináveis’ (2Pe 3:17, ARC).”1

“5. Leia 2 Pedro 3:14-18. A quem Pedro apelou nessa passagem? Qual foi sua advertência nesse apelo? Assinale a alternativa correta:”1

“14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. 17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; 18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.1

A. ( ) Aos escritos do apóstolo Paulo. Pedro advertiu sobre o erro que alguns cometiam em distorcer os ensinos de Paulo.
B. ( ) Aos livros de Moisés. Ele advertiu que a lei seria uma pedra de tropeço.
C. ( ) À literatura de seu tempo. Ele advertiu que a Bíblia poderia conter erros de tradução.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“É interessante que Pedro tenha terminado sua epístola com um apelo aos escritos do ‘amado irmão Paulo’ (2Pe 3:15). Paulo também havia escrito sobre a necessidade de viver em paz enquanto esperamos a segunda vinda de Jesus, bem como de usar esse tempo para desenvolver uma vida santa (veja Rm 2:4; Rm 12:18; Fp 2:12).”1

“A referência que Pedro fez aos escritos de Paulo revela que eles eram altamente valorizados no início da era cristã. Não podemos determinar se Pedro estava se referindo a toda a coleção dos escritos de Paulo encontrada no Novo Testamento, ou apenas a uma parte dela. No entanto, os comentários de Pedro revelam que as cartas de Paulo eram muito respeitadas.”1

“Finalmente, o apóstolo comentou que os escritos de Paulo poderiam ser mal interpretados, assim como outras partes das Escrituras. O significado literal da palavra grega ‘grapha’ é ‘escritos’, mas nesse contexto significa claramente ‘escritos sagrados’, tais como os livros de Moisés e os profetas. Nessa passagem, fica evidente que os escritos de Paulo haviam recebido a mesma autoridade dos livros do Antigo Testamento.”1

“Além disso, considerando o que lemos sobre os falsos mestres que prometiam liberdade, não é difícil imaginar que as pessoas utilizassem os escritos de Paulo sobre liberdade e graça como desculpa para um comportamento pecaminoso. Paulo enfatizou intensamente a justificação somente pela fé (Rm 3:21, 22); porém, nada em seus escritos dá às pessoas permissão para pecar (veja Rm 6:1-14). O próprio Paulo teve que lidar com esse erro em relação à sua pregação e ensino sobre justificação pela fé. Entretanto, Pedro advertiu que aqueles que deturpam os escritos de Paulo o fazem com o risco da ‘própria destruição’ (2Pe 3:16).”1

Quinta-feira, 15 de junho de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLÍA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos