Considerações finais (Gl 6:16-18)

Lições da Bíblia
“5. De acordo com Gálatas 6:16, Paulo deu sua bênção aos que, disse ele, ‘[andassem] conforme essa regra’ (NVI). Dado o contexto, de qual ‘regra’ você acha que Paulo estava falando?”1
Gálatas (6:16 ARA)2: “E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
“A palavra traduzida por ‘regra’ literalmente se referia a uma vara reta ou barra usada por pedreiros e carpinteiros para medir. A palavra posteriormente assumiu um sentido figurado, referindo-se às regras ou padrões pelos quais uma pessoa avalia algo. Por exemplo, quando as pessoas falam sobre o cânon do Novo Testamento, elas estão se referindo aos 27 livros do Novo Testamento, vistos como autoridade para determinar tanto a crença quanto a prática da igreja. Portanto, se um ensinamento não ‘está à altura’ do que se encontra nesses livros, não deve ser aceito.”1
“6. De acordo com Gálatas 6:17; 2 Coríntios 4:10; 11:23-29, quais eram as ‘marcas de Jesus’ que Paulo trazia em seu corpo? O que ele quis dizer quando escreveu que ninguém devia ‘perturbá-lo’ por causa dessas marcas? Gálatas 6:14 poderia ajudar a responder a essas perguntas? Assinale a alternativa correta:”
Gálatas (6:17 ARA)2: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”. 2 Coríntios (4:10; 11:23-29 ARA)2: “10 levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.”. 2 Coríntios (11:23-29 ARA)2:  23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisõesem açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de riosem perigos de salteadoresem perigos entre patríciosem perigos entre gentiosem perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigasem vigílias, muitas vezes; em fome e sedeem jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?”. Gálatas (6:14 ARA)2: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
A.( ) Figuras de Jesus tatuadas em seu corpo.
B.( ) Cicatrizes causadas pela perseguição que ele sofreu em nome de Cristo.
C.( ) O selo do Deus Altíssimo, aprovando seu ministério.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“A palavra marca vem do termo grego stigmata, da qual também deriva a palavra portuguesa estigma. Paulo poderia estar se referindo à prática comum de marcar os escravos com a insígnia de seu dono como uma forma de identificação, ou à prática de algumas religiões misteriosas, nas quais um devoto marcava a si mesmo como sinal de devoção. Em todo caso, ‘por ‘marcas de Jesus’, sem dúvida, Paulo se referiu às cicatrizes deixadas em seu corpo pela perseguição e sofrimento (2Co 4:10; 11:24-27). Seus adversários então insistiam em forçar os conversos gentios a aceitar a marca da circuncisão, como sinal de sua submissão ao judaísmo. Mas Paulo tinha marcas que indicavam de quem ele havia se tornado escravo, e para ele não havia fidelidade a ninguém mais, a não ser a Cristo […]. As cicatrizes que Paulo havia recebido de seus inimigos, enquanto estava a serviço de seu Mestre, falavam com mais eloquência de sua devoção a Cristo’ (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1096).”1
“Quais ‘marcas’, físicas ou de outra natureza, você tem por causa de sua fé em Jesus? Em outras palavras, o que sua fé lhe custou?”1
Quinta-feira, 28 de setembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 COSAERT, Carl. O evangelho em Gálatas. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 489, Jul. Ago. Set. 2017. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos