“Por aqueles que vierem a crer em Mim”

Lições da Bíblia
“Após orar por Seus discípulos, Jesus ampliou Sua oração a fim de incluir aqueles que viriam a crer Nele, por intermédio da palavra dos discípulos (Jo 17:20).”1
“4. De acordo com João 17:20-26, qual era o maior desejo de Jesus para os que creriam no evangelho? Por que é importante que essa oração seja cumprida?”1
João (17:20-26 ARA)2: “20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
“Como o Pai e o Filho são um, Jesus orou para que os futuros cristãos também fossem um. Jesus Se referiu à unidade do Pai e do Filho. Eles nunca agem independentemente um do outro, mas estão sempre unidos em tudo o que fazem (Jo 5:20-23). Eles compartilham amor pela humanidade caída, de tal maneira que o Pai Se dispôs a dar Seu Filho pelo mundo, e o Filho, a dar Sua vida por ele também (Jo 3:16; 10:15).”1
“A unidade à qual Jesus Se referiu nessa oração é uma unidade de amor e propósito, como a que há entre Pai e Filho (Jo 13:35). Manifestar essa unidade em amor confirmaria publicamente tanto o relacionamento dos discípulos com Jesus quanto com o Pai. ‘A manifestação da unidade genuína dos discípulos devia apresentar convincente testemunho da verdade do evangelho’ (Andreas J. Köstenberger, John, Baker Exegetical Commentary on the New Testament. Grand Rapids: Baker Academic, 2004, p. 498). Assim o mundo saberá que Jesus é o Salvador. Em outras palavras, essa unidade pela qual Jesus orou não é invisível. Como o mundo pode se convencer da veracidade do evangelho se não vê amor nem unidade entre o povo de Deus?”1
“Deus está conduzindo um povo para ficar em perfeita unidade sobre a plataforma da verdade eterna […]. É o desígnio de Deus que Seu povo chegue todo à unidade da fé. A oração de Cristo pouco antes de Sua crucifixão foi que Seus discípulos fossem um, assim como Ele era um com o Pai, para que o mundo cresse que o Pai O enviara. Essa tocante e maravilhosa oração vem através dos séculos, até nossos dias; pois Suas palavras foram: ‘E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em Mim’ (Jo 17:20)”.1
“‘Com que diligência os professos seguidores de Cristo devem buscar responder em sua vida esta oração!’ (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 17).”1
“Como podemos ajudar a igreja a alcançar essa unidade? Por que ‘morrer para o próprio eu’ é crucial, se quisermos que nossa igreja seja unida como deve ser?”1
Terça-feira, 16 de outubro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Unidade em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 494, out. nov. dez. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos