Livre-arbítrio, livre escolha

Lições da Bíblia
“Alguns cristãos creem que Deus escolhe, mesmo antes de uma pessoa nascer, se ela será salva ou não. Isto é, aqueles que no final estiverem eternamente perdidos se perderão porque Deus, em Sua sabedoria (de acordo com essa teologia), escolheu essa pessoa para estar perdida. Isso significa que, independentemente de suas escolhas, ela será condenada.”1
“Felizmente, nós, adventistas do sétimo dia, não endossamos essa teologia. Em vez disso, cremos que Deus escolheu todos nós para a salvação e que, mesmo antes da fundação do mundo, fomos escolhidos Nele para ter a vida eterna.”1
“1. Leia Efésios 1:1-4; Tito 1:1, 2, e 2 Timóteo 1:8, 9. O que a Bíblia revela sobre a escolha de Deus? Quando fomos escolhidos? Assinale a alternativa correta:”1
Efésios (1:1-4 ARA)2: “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Tito (1:1, 2 ARA)2: “1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, 2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
2 Timóteo (1:8, 9 ARA)2: “8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
  1. ( ) Deus nos escolheu para a salvação antes dos tempos eternos.
  2. ( ) O Senhor nos separou para a redenção após o nosso nascimento.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Por melhor que seja essa notícia, algumas pessoas ainda estarão perdidas (Mt 25:41). Isso ocorrerá porque, embora Deus tenha escolhido todos nós, Ele deu ao ser humano uma dádiva muito sagrada: o livre-arbítrio, a livre escolha.”1
“2. O que Mateus 22:35-37 ensina sobre o livre-arbítrio? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
Mateus (22:35-37 ARA)2: “35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
  1. ( ) Não somos livres para amar a quem escolhermos.
  2. ( ) O Senhor não nos força a amá-Lo nem a amar o próximo.
Resposta sugestiva: F; V.
“O Senhor não nos força a amá-Lo. O amor, para que seja verdadeiramente amor, tem que ser oferecido livremente. Poderíamos dizer, de muitas maneiras, que a Bíblia é a história de Deus alcançando o ser humano perdido e buscando, sem coerção, conquistar o coração dele para Si. Essa realidade pode ser vista da melhor maneira na vida e no ministério de Jesus e na resposta que as pessoas, usando seu livre-arbítrio, deram a Ele. Algumas foram atraídas para Cristo; outras desejaram Sua morte.”1
“Certamente Deus nos escolheu para a salvação; porém, no fim, temos que fazer a escolha de aceitar essa salvação. Sem dúvida, de todas as escolhas que temos que fazer, a decisão de servir ao Senhor é, de longe, a mais importante para nós e para aqueles que são impactados, como nossa família, pela nossa vida e pelas escolhas que fazemos.”1
Domingo, 07 de abril de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos