Amor no tempo certo

Lições da Bíblia
“Leia Cantares 4:8–5:1 [‘8 Vem comigo do Líbano, noiva minha, vem comigo do Líbano; olha do cimo do Amana, do cimo do Senir e do Hermom, dos covis dos leões, dos montes dos leopardos. 9 Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha; arrebataste-me o coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu colar. 10 Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus unguentos do que toda sorte de especiarias! 11 Os teus lábios, noiva minha, destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua, e a fragrância dos teus vestidos é como a do Líbano. 12 Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. 13 Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: a hena e o nardo; 14 o nardo e o açafrão, o cálamo e o cinamomo, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias. 15 És fonte dos jardins, poço das águas vivas, torrentes que correm do Líbano! 16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Venha o meu amado para o seu jardim e coma os seus frutos excelentes! 1 Já entrei no meu jardim, minha irmã, noiva minha; colhi a minha mirra com a especiaria, comi o meu favo com o mel, bebi o meu vinho com o leite. Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados.’]. Cantares 4:16 e 5:1 são o centro desse livro e descrevem, por assim dizer, seu clímax no momento em que o casamento entre Salomão e Sulamita é consumado.”1
“7. A que Salomão se referiu nas seguintes passagens? Ct 4:12, 16; 5:1; 8:8-10. Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
Cantares (4:12, 16 ARA)2: “12 Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. 16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Venha o meu amado para o seu jardim e coma os seus frutos excelentes!
Cantares (5:1 ARA)2: “Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Que rumo tomou o teu amado? E o buscaremos contigo.
Cantares (8:8-10 ARA)2: “8 Temos uma irmãzinha que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que for pedida? 9 Se ela for um muro, edificaremos sobre ele uma torre de prata; se for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro. 10 Eu sou um muro, e os meus seios, como as suas torres; sendo eu assim, fui tida por digna da confiança do meu amado.
A ( ) À pureza e virgindade da amada comparadas a um jardim fechado ou a uma fonte selada.
B ( ) Ao pecado de sua amada, que caía em tentação e era um jardim destruído.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Em Cantares, encontramos algumas das evidências mais convincentes das Escrituras acerca do plano de Deus de que as pessoas permaneçam sexualmente puras até o casamento. Uma das mais poderosas é uma referência à infância de Sulamita, quando seus irmãos indagavam se ela seria um ‘muro’ ou uma ‘porta’ (Ct 8:8, 9). Em outras palavras, ela permaneceria pura até o casamento (um muro) ou seria promíscua (uma porta)? Como adulta, ela confirmou que havia mantido a pureza para seu marido: ‘Eu sou um muro’ (Ct 8:10). Na verdade, Salomão confirmou que ela ainda era virgem até a noite de núpcias, afirmando que ela era ‘um jardim fechado, […] manancial recluso, fonte selada’ (Ct 4:12). A partir de sua experiência, ela pôde aconselhar suas amigas a dar os passos do amor e do casamento com muito cuidado. Três vezes em Cantares Sulamita se dirigiu a um grupo de mulheres chamadas de ‘filhas de Jerusalém’ para aconselhá-las a não despertar a intensa paixão do amor até o momento apropriado (Ct 2:7; 3:5; 8:4), isto é, até que se encontrassem em segurança na íntima aliança do casamento, assim como ela.”1
“Pela segunda vez no poema, o amado convidou sua noiva a ir embora com ele (Ct 2:10; 4:8). Antes do casamento, ela não podia aceitar o convite dele, mas depois ela o convidou a ir até seu jardim (Ct 4:16), e ele aceitou alegremente (Ct 5:1). Ele não foi apenas atraído por sua beleza; ela arrebatou seu coração (Ct 4:9); ele estava embriagado com seu amor (Ct 4:10) e empolgado, pois, a partir daquele momento, e para sempre, ela era dele e de mais ninguém: ‘Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada’ (Ct 4:12). Em sua união com essa mulher perfeita, ele se viu alcançando a terra prometida: ‘Os teus lábios, noiva minha, destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua’ (Ct 4:11).”1
“Quais são as boas notícias para os que se arrependem de suas escolhas erradas quanto à expressão de sua sexualidade? (1Jo 1:9 [‘Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.’]; compare com Sl 103:12 [‘Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.’]; Is 55:7 [‘Sobre monte alto e elevado pões o teu leito; para lá sobes para oferecer sacrifícios.’]; Jo 8:11 [‘Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]’]).”1
Quarta-feira, 08 de maio de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos