Os amores da canção de amor

Lições da Bíblia
“3. Quais são os vários aspectos do amor apresentados em Cantares? Como podemos descrevê-los? Ct 1:2, 13; 2:10-13, 16; 3:11; 4:1-7; 5:16; 6:6; 7:1-9; 8:6, 7”1
Cantares (1:2, 13 ARA)2: “1 Cântico dos cânticos de Salomão. […] 13 O meu amado é para mim um saquitel de mirra, posto entre os meus seios.
Cantares (2:10-13, 16 ARA)2: “10 O meu amado fala e me diz: Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. 11 Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; 12 aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. 13 A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. […] 16 O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Cantares (3:11 ARA)2: “Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que sua mãe o coroou no dia do seu desposório, no dia do júbilo do seu coração.
Cantares (4:1-7 ARA)2: “1 Como és formosa, querida minha, como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas e brilham através do teu véu. Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte de Gileade. 2 São os teus dentes como o rebanho das ovelhas recém-tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma delas há sem crias. 3 Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. 4 O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para arsenal; mil escudos pendem dela, todos broquéis de soldados valorosos. 5 Os teus dois seios são como duas crias, gêmeas de uma gazela, que se apascentam entre os lírios. 6 Antes que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso. 7 Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito.
Cantares (5:16 ARA)2: “O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém.
Cantares (6:6 ARA)2: “São os teus dentes como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma delas há sem crias.
Cantares (7:1-9 ARA)2: “1 Que formosos são os teus passos dados de sandálias, ó filha do príncipe! Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mãos de artista. 2 O teu umbigo é taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios. 3 Os teus dois seios, como duas crias, gêmeas de uma gazela. 4 O teu pescoço, como torre de marfim; os teus olhos são as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz, como a torre do Líbano, que olha para Damasco. 5 A tua cabeça é como o monte Carmelo, a tua cabeleira, como a púrpura; um rei está preso nas tuas tranças. 6 Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delícias! 7 Esse teu porte é semelhante à palmeira, e os teus seios, a seus cachos. 8 Dizia eu: subirei à palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração, como o das maçãs. 9 Os teus beijos são como o bom vinho, vinho que se escoa suavemente para o meu amado, deslizando entre seus lábios e dentes.
Cantares (8:6, 7 ARA)2: “6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. 7 As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.
“Cantares mostra como os amigos passam tempo juntos, comunicam-se abertamente e cuidam um do outro. Nesse livro, dois bons amigos se casam, tornando-se cônjuges. A esposa declara: ‘Tal é […] o meu amigo’ (Ct 5:16, ARC). A palavra amigo expressa companheirismo e amizade sem a implicação da parceria sexual. Feliz é o marido ou a esposa cujo cônjuge é um amigo(a) querido(a).”1
“Ao longo do poema, elogios íntimos e gestos amorosos transmitem a forte atração, o prazer físico e emocional que o homem e a mulher encontram um no outro. A intimidade natural do amor romântico é um dom do Criador, a fim de ajudar os cônjuges a se unirem intimamente um com o outro no casamento. Visto que os cônjuges estão abertos à obra do amor divino em seu coração, seu amor humano é ‘refinado e apurado, elevado e enobrecido’ (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 99).”1
“Essas passagens do livro de Cantares também comunicam os pensamentos mais elevados sobre o amor. No entanto, o amor verdadeiro não é natural ao coração humano; é um dom do Espírito Santo (Rm 5:5). Esse amor une marido e mulher em uma união duradoura. É o amor comprometido, tão desesperadamente necessário no relacionamento entre pai e filho a fim de desenvolver nos jovens um senso de confiança. É o amor abnegado que une os cristãos no corpo de Cristo. Cantares nos chama a fazer desse amor uma força ativa em nosso relacionamento com nosso cônjuge.”1
“4. Como essa intimidade reflete, à sua maneira, a intimidade que podemos ter com Deus? Quais paralelos podemos traçar? (Exemplos: passar tempo com Deus, entregar-se completamente ao Senhor, etc.)”1
Segunda-feira, 06 de maio de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos