Pacificação

Lições da Bíblia
3. Leia Mateus 5:9. No mundo em que vivemos, como praticar o que Jesus disse nesse texto?
Mateus (5:9 ARA)2: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
(Veja Mc 13:7 [‘Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão;’]).
Assinale a alternativa correta:
A. (   ) Por meio da força e da ameaça.
B. (   ) Devemos viver em paz e promover a paz, embora saibamos que guerras e conflitos continuarão ocorrendo até a volta de Cristo.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Um conflito causa significativo sofrimento. Incluídos nos custos da guerra estão as vítimas diretas e as vidas destruídas, os recursos dedicados à maquinaria militar e o sofrimento contínuo de sobreviventes e veteranos de guerra, mesmo entre os ‘vencedores’. Há também conflitos menores que marcam inúmeras vidas em famílias e comunidades. Sendo assim, o desejo por justiça não pode ignorar a ordem de pacificar.”1
“No centro do evangelho de Jesus está o gracioso e grandioso ato de pacificação de Deus, reconciliando o ser humano pecador com seu Criador (veja 2Co 5:18-21). E a reconciliação que recebemos se torna o padrão para que sejamos “embaixadores” dessa oferta de restauração de relacionamento para os outros também.”1
“4. Isaías 52:7. Como podemos colocar esse texto em prática?”1
Isaías (52:7 ARA)2: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!1
“O evangelho traz a motivação, o modelo e o recurso para trabalharmos pela paz em nosso mundo violento: ‘O coração que se encontra em harmonia com Deus compartilha a paz do Céu e difunde ao redor de si sua bendita influência. O espírito de paz repousará como orvalho sobre os corações desgostosos e perturbados pelos conflitos mundanos’ (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 28).”1
“No Sermão da Montanha, Jesus disse: ‘Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5:9). Aprofundando a questão, Ele não apenas confirmou o mandamento ‘não matarás’, mas também disse que não devemos ficar irados nem guardar rancor (Mt 5:21-26) e que devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5:43-48), o que significa que devemos tomar medidas ativas para o bem deles. Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que dedicaram a vida à pacificação em lugares de conflito, trazendo vislumbres de reconciliação e cura, aliviando parte do sofrimento trazido por esses conflitos.”1
“Como sua igreja pode agir como pacificadora em sua comunidade e em outros lugares?”1
Quarta-feira, 18 de setembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. “Meus pequeninos irmãos”: servindo aos necessitados. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, jul. ago. set. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos