A leitura da Palavra – Estudo adicional

Lições da Bíblia
Texto de Ellen G. White: Profetas e Reis, p. 661-668 (“Instruídos na Lei de Deus”).
“Agora eles deviam manifestar fé em Suas promessas. Deus havia aceitado o seu arrependimento; deviam agora alegrar-se na certeza do perdão dos pecados e na sua restauração ao favor divino […].
“Toda conversão verdadeira ao Senhor produz permanente alegria na vida. Quando um pecador se rende à influência do Espírito Santo, ele vê sua própria culpa e mácula em contraste com a santidade do grande Examinador dos corações. Ele se vê a si mesmo condenado como transgressor. Mas não deve por causa disso se entregar ao desespero; pois o seu perdão já está assegurado. Ele pode se alegrar na certeza do perdão dos pecados, no amor de um Pai celestial perdoador. É a glória de Deus envolver os seres humanos pecadores arrependidos nos braços do Seu amor, ligar suas feridas, purificá-los do pecado e vesti-los com as vestes da salvação” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 668).1
Perguntas para discussão
“1. Em quais condições você pode sentir ‘a alegria do Senhor’ (Ne 8:10) como sua força? Precisamos fazer algo para experimentar o poder de Deus e Seu perdão? O quê?”1
“2. Como encontrar o equilíbrio entre o lamento pelos nossos pecados e a alegria no Senhor? Essas atitudes não são contraditórias entre si? Como a Lei e o evangelho apresentam a resposta?
(Veja Rm 3:19-24 [‘19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.’]2).”1
“3. Em Neemias 8:10 foi dito ao povo: ‘Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força’. Como podemos nos alegrar em Deus? O que o fato de ser ‘consagrado’ significa nesse contexto?”1
Sexta-feira, 08 de novembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos