Dízimos e ofertas

Lições da Bíblia
“As reformas de Neemias nos serviços do templo incluíram a implementação dos dízimos e ofertas.”1
“3. Leia Números 18:21-24, Malaquias 3:10, Mateus 23:23, 1Coríntios 9:7-14, 2Coríntios 9:6-8 e Hebreus 7:1, 2. Qual é a importância dos dízimos e ofertas, não apenas no serviço do templo, mas atualmente? Assinale a alternativa correta:”1
Números (18:21-24 ARA)2: “21 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. 22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. 23 Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. 24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.”
Malaquias (3:10 ARA)2: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”.
Mateus (23:23 ARA)2: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”.
1Coríntios (9:7-14 ARA)2: 7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei? 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Acaso, é com bois que Deus se preocupa? 10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais? 12 Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo. 13 Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;
2Coríntios (9:6-8 ARA)2: “6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”
Hebreus (7:1, 2 ARA)2: “1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, 2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;”
A. (   ) Os dízimos e ofertas sustentam os servos do Senhor.
B. (   ) O sistema de dízimos foi importante apenas para o antigo Israel.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Sem o recolhimento dos dízimos e ofertas, o templo não podia funcionar. Quando o povo parou de devolver os dízimos, os serviços no templo foram arruinados, e todo o sistema de adoração estava em risco. Visto que os funcionários do templo saíram para procurar outros empregos a fim de sustentar sua família, eles não conseguiam se concentrar nos cuidados do templo. Consequentemente, a adoração a Deus foi reduzida.”1
“O sistema de dízimos é belo em sua simplicidade. Sua justiça é revelada pela aplicação proporcional sobre o rico e o pobre. Na mesma proporção em que Deus nos concedeu o uso de sua propriedade, devemos Lhe retribuir o dízimo. Quando Deus reclama para Si o dízimo (Ml 3:10), Ele não apela para a nossa gratidão ou generosidade. Embora a gratidão deva fazer parte de todas as nossas expressões dirigidas a Deus, dizimamos porque Deus nos ordenou fazê-lo. O dízimo pertence ao Senhor, e Ele requer que Lhe devolvamos” (Nisto Cremos, 2003, p. 304).1
“Assim como ocorreu com o templo israelita, nossa igreja entraria em decadência sem o sustento dos dízimos e ofertas. Os cultos e serviços da igreja não funcionariam sem pessoas pagas para dedicar tempo a um ministério de qualidade, ao planejamento e à administração da igreja para Deus. A excelência da adoração a Deus também diminuiria. Mais importante ainda, sem os dízimos e ofertas, não existiria evangelismo.”1
“Além disso, devolvemos o dízimo porque Deus estabeleceu esse sistema na Bíblia. Há ocasiões em que o Senhor não precisa explicar por que estabeleceu algo. O Criador espera que confiemos que Ele está no controle. Devemos estar informados sobre como o sistema funciona, mas, depois disso, precisamos confiá-lo aos cuidados do Pai celestial.”1
“Por que o dízimo é tão importante para nossa espiritualidade, como uma atitude que demonstre nossa confiança em Deus?”1
Terça-feira, 10 de dezembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos