Deus: o Doador de todos os dons

Lições da Bíblia

“De acordo com 1Coríntios 12:11,18, Efésios 4:7,8 e Tiago 1:17, Deus é o originador de todas as dádivas, e ‘todo dom perfeito’ vem Dele. Portanto, podemos ter a certeza de que Ele nos concederá os dons do Espírito Santo mais adequados à nossa personalidade e usará da melhor maneira nossas habilidades para servir à Sua causa e glorificar Seu nome.”1

“2 Leia Marcos 13:34 e 1Coríntios 12:11. A quem Deus concede dons espirituais? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1

Marcos 13:34 (ARA)2: “É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie.”

1Coríntios 12:11 (ARA)2: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

A (   ) A apenas alguns indivíduos mais capazes.
B (   ) A cada um, individualmente, de acordo com a vontade divina.

Resposta sugestiva: F; V.

“Deus tem uma tarefa especial para cada um na obra de compartilhar o evangelho. Na parábola do proprietário que deixa a casa aos cuidados de seus servos, ele lhes dá o trabalho designado (Mc 13:34). Há uma tarefa para cada um, e Deus concede dons espirituais a todos, para que realizem a tarefa ou ministério a que são chamados. Quando entregamos a vida a Cristo e, por meio do batismo, tornamo-nos membros de Seu corpo (a igreja), o Espírito concede dons para que sirvamos ao corpo e testemunhemos ao mundo.”1

“Em 1903, Ellen G. White escreveu uma carta a certo homem para encorajá-lo a usar no serviço os dons que Deus lhe havia concedido. ‘Somos todos membros da família de Deus; a todos nós, em maior ou menor grau, foram confiados talentos dados por Deus, e somos responsáveis por sua utilização. Seja nosso talento grande ou pequeno, devemos usá-lo no serviço de Deus e reconhecer o direito de todos os outros de usar os dons que lhes são confiados. Nunca devemos menosprezar o menor capital físico, intelectual ou espiritual’ (Carta 260, 2 de dezembro de 1903).”1

“3. Leia Atos 10:36-38, Mateus 3:16-17 e Atos 2:38-42. O que esses textos revelam sobre a promessa do Espírito Santo no batismo?”1

Atos 10:36-38 (ARA)2: “36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. 37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judeia, tendo começado desde a Galileia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Mateus 3:16-17 (ARA)2: “16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Atos 2:38-42 (ARA)2: “38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”

“Assim como Jesus foi ungido com o Espírito Santo em Seu batismo a fim de prepará-Lo e habilitá-Lo plenamente para Seu ministério no mundo, cada um de nós tem a promessa do Espírito Santo no batismo. Deus deseja que estejamos certos de que Ele cumpre Sua Palavra e concede dons espirituais para abençoar Sua igreja e o mundo.”1

Segunda-feira, 03 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos