O Mestre dos mestres e a reconciliação

 Lições da Bíblia

“Muitas vezes, os relacionamentos humanos desmoronam. Acabamos nos afastando uns dos outros. Passamos a desconfiar de amigos íntimos. No entanto, relacionamentos arruinados podem ser restaurados. Quando isso acontece, experimentamos o milagre da reconciliação. Poucas experiências humanas são tão agradáveis e doces quanto essa.”1

“7. Por que a reconciliação está no centro da encarnação de Cristo e de Sua função como Mestre? (2Co 5:16-21). Assinale a alternativa correta:”1

2Co 5:16-21 (ARA): “16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

A. ( ) Porque Cristo veio nos reconciliar com o Pai.
B. ( ) Porque Jesus Se tornou pecaminoso para nos reconciliar com Deus.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Se nos sentimos abençoados quando um relacionamento com outro ser humano é restaurado, não devemos nos sentir maravilhados quando somos reconciliados com Deus? Em 2 Coríntios 5:16-21, Paulo esclareceu quem é o responsável pela reconciliação – Deus, o Pai, assumiu a liderança em restaurar nosso arruinado relacionamento com Ele. E o Senhor realizou essa obra de reconciliação ‘por meio de Cristo’ (2Co 5:18). ‘Deus estava em ­Cristo reconciliando Consigo o mundo’ (2Co 5:19).”1

“Contudo, não devemos simplesmente ser consumidores das alegrias da reconciliação, mas aprender com o Mestre dos mestres. Em Sua encarnação, Jesus participou da obra da reconciliação. E nós também somos convidados a participar dela. Deus nos reconciliou Consigo por meio de Cristo. E agora nós, juntamente com Paulo, recebemos ‘o ministério da reconciliação’ (2Co 5:18).”1

“Colossenses 1:15-20 é um texto maravilhoso acerca da encarnação. Considerado um hino, a primeira metade do trecho fala sobre a função de Cristo na criação (Cl 1:15-17), e a última metade focaliza Sua função na redenção (Cl 1:18-20). Mediante a função de Cristo como Criador-Redentor, Deus reconcilia Consigo todas as coisas. A obra de reconciliação que Ele realiza por meio de Cristo é de escala cósmica, impactando ‘todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus’, ‘havendo feito a paz pelo sangue da Sua cruz’ (Cl 1:20).”1

“Embora nossa obra não se compare com a escala cósmica da obra do Mestre como reconciliador, somos convidados a participar do ‘ministério da reconciliação’ em nossa esfera (2Co 5:18). Era isso que estava na mente de Jesus quando Ele orou: ‘Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo’ (Jo 17:18)?”1

“Como podemos refletir na prática a função de Deus como reconciliador? Você pode ajudar as pessoas a se reconciliarem?”1

Quarta-feira, 28 de outubro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos