Revelando o Pai (parte 2)

 Lições da Bíblia

“No comovente prólogo de seu evangelho (Jo 1:1-18), João falou sobre Jesus como o ‘Verbo’ eterno. As alegações de João a respeito de Jesus não são tímidas nem limitadas; elas são ousadas e de alcance universal. Jesus já existia antes de o mundo existir – ou seja, desde a eternidade. Na realidade, Jesus é o Agente da criação (Jo 1:2, 3). Ele é ‘a luz dos homens’ (Jo 1:4) e, como o Verbo que veio ao mundo, Ele ‘ilumina a todo homem’ (Jo 1:9).”1

“3. Segundo João, qual foi o resultado de Cristo ter se tornado um ser humano? Como Verbo, que luz Ele trouxe? Quais qualificações Ele possui para realizar tal feito? Jo 1:14, 18”1

Jo 1:14, 18 “14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. […] 18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”

“A luz apareceu quando as trevas do mundo eram mais intensas […]. Havia apenas uma esperança para a humanidade: a de que […] o conhecimento de Deus fosse restaurado no mundo. Cristo veio para restaurar esse conhecimento. Veio para remover o falso ensino pelo qual os que pretendiam conhecer a Deus O haviam representado de maneira errada. Veio para manifestar a natureza de Sua lei e revelar em Seu caráter a beleza da santidade” (Ellen G. White, Educação, p. 74-76).1

“Todas as ações de Jesus durante Sua vida na Terra tinham um único propósito: ‘a revelação de Deus para o reerguimento da humanidade’ (Educação, p. 82).”1

“4. O próprio Jesus disse: ‘Quem Me vê a Mim vê o Pai’ (Jo 14:9). Qual foi o contexto dessa declaração? Por que Ele disse isso? Jo 14:1-14”1

Jo 14:1-14 “1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”

“É tentador criticar a declaração precipitada de Filipe (Jo 14:8). Após anos de íntima comunhão com Jesus, ele ainda não havia entendido o ponto essencial da encarnação – de que Jesus tinha vindo para mostrar o caráter do Pai. Talvez os professores de hoje encontrem algum conforto no fato de que um dos discípulos do Mestre dos mestres tenha se saído tão mal! A declaração de Filipe provavelmente esteja registrada não para nos dar motivos para criticá-lo, mas para nos dar uma oportunidade de nos examinarmos. Há quanto tempo andamos com Jesus? Será que entendemos Jesus melhor do que Filipe? ‘Quem Me vê a Mim vê o Pai’.”1

Segunda-feira, 26 de outubro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos