A beleza da santidade

 Lições da Bíblia

“5. Leia 1 Crônicas 16:1-36. Tente imaginar a cena descrita. Você a imagina solene e temível ou festiva e alegre? De que maneira ela pode ser uma combinação de ambos? O que aprendemos com essa cena sobre adoração e como devemos ensinar e vivenciar a adoração?”1

1 Crônicas 16:1-36 (ARA): 1 Introduziram, pois, a arca de Deus e a puseram no meio da tenda que lhe armara Davi; e trouxeram holocaustos e ofertas pacíficas perante Deus. 2 Tendo Davi acabado de trazer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor. 3 E repartiu a todos em Israel, tanto os homens como as mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. 4 Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do Senhor, e celebrar, e louvar, e exaltar o Senhor, Deus de Israel, a saber, 5 Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos. 6 Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estavam continuamente com trombetas, perante a arca da Aliança de Deus. 7 Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor. 8 Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos. 9 Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas. 10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. 11 Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença. 12 Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos dos seus lábios, 13 vós, descendentes de Israel, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. 14 Ele é o Senhor, nosso Deus; os seus juízos permeiam toda a terra. 15 Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; 16 da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque; 17 o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel, por aliança perpétua, 18 dizendo: Dar-vos-ei a terra de Canaã como quinhão da vossa herança. 19 Então, eram eles em pequeno número, pouquíssimos e forasteiros nela; 20 andavam de nação em nação, de um reino para um povo. 21 A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, 22 dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas. 23 Cantai ao Senhor, todas as terras; proclamai a sua salvação, dia após dia. 24 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas, 25 porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses. 26 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; o Senhor, porém, fez os céus. 27 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário. 28 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. 29 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o Senhor na beleza da sua santidade. 30 Tremei diante dele, todas as terras, pois ele firmou o mundo para que não se abale. 31 Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: Reina o Senhor. 32 Ruja o mar e a sua plenitude; folgue o campo e tudo o que nele há. 33 Regozijem-se as árvores do bosque na presença do Senhor, porque vem a julgar a terra. 34 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre. 35 E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, para que rendamos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor. 36 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.”

“O local de adoração era o tabernáculo, onde Deus havia habitado com o antigo Israel e onde o plano da salvação lhes havia sido revelado. Portanto, Jesus e o plano da salvação, prefigurados no serviço do tabernáculo, deviam ser centrais à adoração e à educação. Tudo o mais que Deus fez por nós e que merece louvor e adoração não significa nada sem a esperança de vida eterna oferecida a nós por Sua morte sacrifical e substitutiva na cruz.”1

“Observe também o enfoque ‘evangelístico’ da passagem: todo o mundo deveria conhecer o Deus de Israel.”

“6. Observe 1 Crônicas 16:29: ‘Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome; trazei oferendas e entrai nos Seus átrios; adorai o Senhor na beleza da Sua santidade’. O que significa a ‘beleza da Sua santidade’? Assinale a alternativa correta:”

A.( ) Apenas que Deus tem uma aparência bela e majestosa.
B.( ) Significa que a santidade de Deus e adoração proposta por Ele são belas.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“Para começar, pense em como o pecado é feio, prejudicial e degradante. Além disso, é difícil para nós hoje imaginarmos como as práticas de adoração das nações vizinhas de Israel eram más, terríveis e degradantes – práticas que incluíam sacrifícios de crianças. Evidentemente, essas coisas refletiam como eram as pessoas que as praticavam.”1

“Em contraste com isso, o antigo Israel deveria ser uma nação santa, separada dos maus costumes ao seu redor. Eles deveriam ser santos em seu coração e em sua mente; isso conferia significado e beleza à sua adoração diante de Deus. Repetidas vezes, os profetas do Antigo Testamento protestaram contra pessoas que adoravam o Senhor enquanto estavam envolvidas em corrupção e, em seu coração, estavam longe Dele.”1

Quarta-feira, 11 de novembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro A Esperança para a família Maior Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

O CAMINHO PARA UM FINAL FELIZ

Como vai sua família? Se você respondesse com sinceridade a essa pergunta, o que diria? O relacionamento entre marido e mulher, entre pais e filhos muitas vezes parece encantador para os que olham de fora, mas só quem vivencia os dramas do cotidiano conhece as frustrações, as feridas e os traumas sofridos dentro de uma casa que deveria ser um lugar de paz. Se você precisa superar uma crise familiar ou conduzir sua família à excelência nos relacionamentos, este livro vai ajudar você a alcançar o que deseja. O Criador da família é quem pode restaurá-la ao plano original de real felicidade. Diante das dificuldades, não desanime! Em Deus, há esperança para todas as famílias, inclusive a sua.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos