Educação na igreja primitiva

 Lições da Bíblia

“Um dos princípios extraordinários da educação nas Escrituras surge quando Jesus, o Mestre dos mestres, preparava-Se para deixar Seus alunos ou discípulos. Eles estavam com Cristo havia três anos e meio, aproximadamente o tempo que dedicamos ao ensino médio ou à educação superior. Ao término desses períodos, dependendo da pessoa, os alunos geralmente são considerados prontos para dar conta de sua própria vida.”1

“Mas Jesus foi mais sábio e, portanto, providenciou a Seus seguidores uma educação contínua ou continuada, sob a tutela do Espírito Santo. Em outra parte, esse Professor ou Guia é apresentado como Consolador ou Advogado (em grego, paracletos), que seria dado aos seguidores de ­Jesus permanentemente (Jo 14:16, 17). Ele é identificado como o Espírito da verdade. Embora o Espírito Santo não seja identificado como educador, a obra do Espírito certamente é educacional, principalmente no que diz respeito à busca e à descoberta da verdade.”1

“5. Leia 1 Coríntios 2:1-16. Segundo Paulo, o que é tão importante no contexto da educação?”1

1 Coríntios 2:1-16 (ARA)2: “1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. 2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. 4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. 6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; 9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

“Paulo lembrou à igreja de Corinto que, ao se encontrar com eles pela primeira vez, ele não havia falado de nada mais, senão de Jesus Cristo e de Sua crucificação (1Co 2:2) – nenhuma sabedoria engenhosa, mas apenas a proclamação do evangelho. Mas isso não foi o fim (1Co 2:6), pois, uma vez que esses novos cristãos se tornaram maduros, o apóstolo voltou para lhes ensinar a sabedoria, as coisas ocultadas por Deus desde a eternidade (1Co 2:7), até mesmo as profundezas de Deus (1Co 2:10). Tudo será estudado sob a orientação do Espírito de Deus unido à mente do aprendiz.”1

“Esse estudo será muito profundo e tornará acessível um aprendizado muito grande àqueles que são guiados pelo Espírito. O capítulo termina com uma citação do profeta Isaías: ‘Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como Seu conselheiro, O ensinou?’ (Is 40:13). O profeta, ao falar a pessoas comuns de sua época, disse que ninguém poderia fazer isso. Mas Paulo ampliou essa percepção, concluindo: ‘Nós, porém, temos a mente de Cristo’, significando que os cristãos repletos do Espírito têm acesso até à mente de Deus e, portanto, a todo aprendizado e entendimento (1Co 2:10-13) necessários para conhecer o caminho da justiça.”1

Quinta-feira, 19 de novembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro O Poder da Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

SEGREDOS DO BEM-ESTAR EMOCIONAL

Praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada são hábitos que trazem bem-estar e melhoram a saúde, como sabemos. Ainda assim, estamos sujeitos a doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Mas o que fazer quando a doença não pode ser localizada? Como agir quando o sofrimento e a angústia estão lá dentro, causando feridas invisíveis e profundas?

Quem não sofre com traumas e perdas irreparáveis? Quem nunca se sentiu esmagado pelo estresse? Quem nunca carregou o terrível peso da culpa ou lutou contra as amarras dos vícios? Quem nunca perdeu noites de sono por causa de uma ansiedade inexplicável? Esses são problemas cada vez mais comuns neste mundo agitado, exigente e confuso. Pessoas sob tensão emocional prolongada sofrem danos à saúde, tornando-se pouco a pouco disfuncionais tanto nos relacionamentos quanto no trabalho.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que vive assim, este livro pode ser o primeiro passo no caminho para uma vida de paz, restauração e cura uma existência plena de sentido.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos