Que os transmitissem a seus filhos

 Lições da Bíblia

“Os salmos do Antigo Testamento acabaram por desempenhar uma função na vida religiosa do antigo Israel. Eles eram recitados, cantados, muitas vezes com o auxílio de instrumentos musicais, durante os momentos de adoração, especialmente a adoração pública. No Antigo Testamento, isso era essencial para o modo pelo qual as pessoas adoravam em geral. Israel funcionava como uma comunidade e, por isso, o povo adorava em conjunto.”1

“Os salmos são basicamente poemas, letras para músicas. A palavra hebraica para salmos, Tehillîm, significa ‘cânticos de louvor’. E quando cantamos louvores a Deus estamos adorando o Senhor.”1

“2. Qual é a mensagem essencial do Salmo 78:1-17? Como ela se encaixa em toda a questão da educação e da adoração?”1

Salmo 78:1-17 (ARA): 1 Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. 2 Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4 não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. 5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6  a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;  7  para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; 8  e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.  9 Os filhos de Efraim, embora armados de arco, bateram em retirada no dia do combate. 10 Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na sua lei; 11 esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes mostrara. 12 Prodígios fez na presença de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. 13 Dividiu o mar e fê-los seguir; aprumou as águas como num dique. 14 Guiou-os de dia com uma nuvem e durante a noite com um clarão de fogo. 15 No deserto, fendeu rochas e lhes deu a beber abundantemente como de abismos. 16 Da pedra fez brotar torrentes, fez manar água como rios. 17 Mas, ainda assim, prosseguiram em pecar contra ele e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo.”

“Há certa determinação no que diz respeito à mensagem do Salmo 78. No verso 2, Asafe mencionou que seriam publicados os ‘enigmas dos tempos antigos’. A palavra ‘enigmas’ não significa coisas ‘sinistras’, mas coisas obscuras ou apagadas, como a História pode se tornar, quando seus eventos cruciais ficam cada vez mais distantes no passado. Em outras traduções, a palavra ‘enigmas’ é apresentada como ‘segredos’ (NTLH) ou ‘doces e antigas verdades’ (A Mensagem). A questão nesse texto é que a educação de Israel incluía ensinar aos filhos as histórias sobre o trato do Senhor para com a nação eleita.”1

“3. Examine o Salmo 78:6-17. Quais lições específicas os pais deviam ensinar aos filhos? Qual era o objetivo final dessa educação?”1

Salmo 78:6-17 (ARA): 6  a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;  7  para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; 8  e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.  9 Os filhos de Efraim, embora armados de arco, bateram em retirada no dia do combate. 10 Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na sua lei; 11 esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes mostrara. 12 Prodígios fez na presença de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. 13 Dividiu o mar e fê-los seguir; aprumou as águas como num dique. 14 Guiou-os de dia com uma nuvem e durante a noite com um clarão de fogo. 15 No deserto, fendeu rochas e lhes deu a beber abundantemente como de abismos. 16 Da pedra fez brotar torrentes, fez manar água como rios. 17 Mas, ainda assim, prosseguiram em pecar contra ele e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo.”

“Um dos objetivos da educação, visto nos textos, era que os filhos aprendessem a confiar em Deus e a guardar Seus mandamentos. Como Apocalipse 14:12 [‘Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.’] reflete essa mesma ideia para nós hoje?”1

Segunda-feira, 09 de novembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro A Esperança para a família Maior Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

O CAMINHO PARA UM FINAL FELIZ

Como vai sua família? Se você respondesse com sinceridade a essa pergunta, o que diria? O relacionamento entre marido e mulher, entre pais e filhos muitas vezes parece encantador para os que olham de fora, mas só quem vivencia os dramas do cotidiano conhece as frustrações, as feridas e os traumas sofridos dentro de uma casa que deveria ser um lugar de paz. Se você precisa superar uma crise familiar ou conduzir sua família à excelência nos relacionamentos, este livro vai ajudar você a alcançar o que deseja. O Criador da família é quem pode restaurá-la ao plano original de real felicidade. Diante das dificuldades, não desanime! Em Deus, há esperança para todas as famílias, inclusive a sua.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos