O cristão e o trabalho – Estudo adicional

 Lições da Bíblia

Leia Gênesis 3; Eclesiastes 2:18-23; Efésios 6:5-8; Texto de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 52-62 (“A queda da humanidade”).1

“O trabalho é uma maldição ou uma bênção? Ele parece ter vindo como parte da maldição do pecado (Gn 3:17). Porém, uma leitura mais atenta revela que a Terra foi amaldiçoada, e não o trabalho. Ellen G. White declarou que Deus pretendia que essa ordem funcionasse como uma bênção: ‘E a vida de trabalho árduo e preocupações, que dali em diante deveria ser o destino do homem, foi ordenada com amor. Uma disciplina que havia se tornado necessária pelo seu pecado foi o obstáculo posto à satisfação do apetite e dos maus desejos, para desenvolver hábitos de domínio próprio. Fazia parte do grande plano de Deus para restaurar o ser humano da ruína e degradação do pecado’ (Patriarcas e Profetas, p. 60). Será que temos feito do trabalho uma maldição pela monotonia, excesso ou supervalorização de sua função em nossa vida? Qualquer que seja a nossa situação, precisamos colocar o trabalho em sua perspectiva adequada. E a educação cristã deve ensinar as pessoas para que elas aprendam o valor do trabalho, mas, ao mesmo tempo, que não façam dele um ídolo.”1

Perguntas para consideração

“1. Leia Eclesiastes 2:18-24. Como Salomão pôde considerar o trabalho uma bênção e uma maldição na mesma seção da Bíblia? O que pode fazer a diferença na nossa maneira de abordar nosso trabalho?”1

“2. Por meio do trabalho, cuidamos da nossa família e a alimentamos. Como podemos transmitir para nossa família uma atitude positiva acerca do trabalho?”1

“3. A diferença entre fazer um excelente trabalho e ser viciado em trabalho pode ser muito tênue. Como evitamos cruzar essa linha? (Veja Ec 2:23 [‘Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho, desgosto; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.’]).”1

“4. Paulo afirmou muito claramente: ‘Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma’ (2Ts 3:10). Evidentemente, esse princípio faz muito sentido. Porém, em quais ocasiões ele não se aplica? Ou seja, por que não devemos fazer dele uma regra rígida que nunca deve ser quebrada?”1

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro Esperança viva,
baixe o seu exemplar gratuitamente

Viva com Esperança
SEGREDOS PARA TER SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Quanto você pagaria para conhecer os segredos do bem-estar?
Ter ótima saúde é algo que todos desejamos, mas, infelizmente, muitas pessoas só percebem isso depois que a perdem.
Viva Com Esperança mostra maneiras simples de evitar assassinos crônicos como câncer, diabetes, problemas do coração e obesidade. Aqui você descobrirá os reais benefícios da boa nutrição para o corpo e a mente. Além disso, encontrará a fórmula para aumentar a resiliência e verá como o amor e o perdão restauram o coração.
Ao percorrer as páginas deste livro, você certamente será desafiado a fazer ajustes no rumo de sua vida. Coloque em prática os princípios revelados neste best-seller e você ficará surpreso com os incríveis resultados.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos