Tempo para descobrir prioridades

 Lições da Bíblia

“Os altos e baixos da experiência de Israel com Deus estavam intimamente ligados à maneira pela qual o povo se relacionava com o sábado. Deus considerava a relutância deles em respeitar o sábado como um sinal de Sua irrelevância na vida do povo (Jr 17:19-27). Um compromisso renovado com o sábado também fazia parte da restauração – um sinal de que as prioridades estavam corretas. Isaías 58 retrata um contraste interessante.”1

“3. O que Deus disse ao Seu povo em Isaías 58:1-14? Por que isso é relevante para nós hoje?”1

Isaías 58:1-14 (ARA)2: 1 Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. 2 Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus, 3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. 5 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor? 6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? 7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? 8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; 9 então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; 10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. 12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. 13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.

“Os israelitas estavam se passando por seguidores de Deus em sua adoração e em seu jejum. Porém, sua maneira de viver depois que acabavam de adorar mostrava que eles estavam apenas fingindo um comportamento correto; não havia compromisso sincero com a lei de Deus. Isaías prosseguiu, no capítulo 58, identificando o que Deus esperava de Seu povo.”1

“Isso não é tudo. Leia Isaías 58:13, 14. Por que Deus Se concentrou no sábado no fim desse capítulo? Nesses versos, o profeta usou frases semelhantes às do restante do capítulo: que te desvies de cuidar ‘dos teus próprios interesses’; não sigas ‘os teus caminhos’; não pretendas ‘fazer a tua própria vontade’ nem fales ‘palavras vãs’, advertiu o profeta. Em outras palavras, o sábado não é o tempo para seguir a rotina de adoração enquanto acalentamos nossos próprios pensamentos e vivemos de maneira indiferente à genuína vida de adoração. O sábado deve ser ‘deleitoso’ e ‘digno de honra’. No contexto do restante do capítulo, o sábado diz respeito a nos deleitarmos em descobrir o caráter e os propósitos de Deus, e então viver esse caráter e esses propósitos em nossa relação com os outros. Não basta conhecer a forma da observância e da adoração no sábado. O aprendizado deve impactar a vida. O sábado é o tempo para descobrir e viver prioridades.”1

“Você se deleita no sábado? Caso contrário, o que você pode fazer para mudar isso? Você aprendeu a ‘honrar’ o sábado? Discuta com a classe da Escola Sabatina o que isso significa. Seja o mais prático possível.”1

Terça-feira, 15 de dezembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro A Única Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

A Única Esperança
ENCONTRE O REAL SENTIDO DA VIDA
Este livro apresenta histórias de pessoas que um dia, em meio a circunstâncias contraditórias, acharam esperança.

A esperança é a mola propulsora da vida. Ajuda a ver o sol apesar das nuvens densas. Ensina a crer em outro dia mesmo que tudo pareça acabado. A esperança do cristão não é apenas o desejo humano de que as coisas melhorem no futuro. É a convicção de que a vitória chegou, apesar da aparente derrota. A Bíblia é a fonte da esperança. Ela contém aproximadamente dez mil promessas capazes de revolucionar a vida de quem nelas acredita.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos