Tempo para encontrar o equilíbrio

 Lições da Bíblia

“Jesus respeitou e confirmou a Lei de Deus (Mt 5:17, 18). No entanto, Ele também Se opôs à liderança religiosa em relação à interpretação da Lei. Nenhuma de Suas atitudes foi mais ameaçadora para as autoridades da época do que as escolhas que Ele fez acerca da guarda do sábado. As sinagogas não deixavam de fazer do sábado uma oportunidade de educação – a Torá era lida e interpretada sem falta. Os escribas e fariseus conheciam a letra da Lei. No entanto, acerca do dia de sábado, Jesus foi muito além na educação de Seus seguidores.”1

“4. Leia Mateus 12:1-13 e Lucas 13:10-17. O que Jesus ensinou às pessoas de Seu tempo, e a nós hoje, com esses eventos? Assinale a alternativa correta:”1

Mateus 12:1-13 (ARA)2:  1 Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigasa e a comer. 2 Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. 3 Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? 4 Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícitoc comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? 5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: 6 aqui está quem é maior que o templo. 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: não teríeis condenado inocentes. 8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado. 9 Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. 10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? 11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. 13 Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. 14 Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida.”

Lucas 13:10-17 (ARA)2: “10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11 E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12 Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13 e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. 14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhara; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? 17 Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.”

A. ( ) Ele ensinou que o sábado e a Lei estavam abolidos.
B. ( ) Devemos fazer o bem no sábado, pois ele foi feito por nossa causa.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“As controvérsias acerca da cura realizada por Jesus no sábado levam a importantes debates espirituais sobre a natureza do pecado, a razão para o sábado, o relacionamento entre Jesus e o Pai e a natureza da autoridade do Salvador.”1

“A atitude de Cristo em relação ao sábado está bem resumida no verso para memorizar desta semana: Ele disse: ‘O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado’ (Mc 2:27, 28). Ele queria enfatizar que o sábado não deveria ser um fardo, mas foi ‘estabelecido’ (criado) como uma oportunidade singular para que as pessoas aprendessem sobre o caráter do Deus que fez o sábado e aprendessem experimentalmente, valorizando Sua criação.”1

“Ao levantar questões por meio de Suas ações, Jesus impulsionou Seus discípulos, os líderes judeus e as multidões a refletir mais profundamente sobre as Escrituras e sobre o significado de sua fé e de seu Deus. É muito fácil ficarmos envolvidos com regras e regulamentos que não são propriamente ruins, mas que se tornam um fim em si mesmos, em vez de meios para um fim – e esse fim deve ser um conhecimento do caráter do Deus a quem servimos. E isso, então, leva à nossa fiel obediência a Ele, fundamentada em nossa confiança nos méritos da justiça de Cristo por nós.”1

“Como você guarda o sábado? Será que você o transformou simplesmente em um dia de ‘não faça isso nem aquilo’, em vez de fazer dele um tempo para realmente descansar no Senhor e conhecê-Lo melhor? Como aproveitar mais o sábado de acordo com a vontade de Deus?”1

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro A Única Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

A Única Esperança
ENCONTRE O REAL SENTIDO DA VIDA
Este livro apresenta histórias de pessoas que um dia, em meio a circunstâncias contraditórias, acharam esperança.

A esperança é a mola propulsora da vida. Ajuda a ver o sol apesar das nuvens densas. Ensina a crer em outro dia mesmo que tudo pareça acabado. A esperança do cristão não é apenas o desejo humano de que as coisas melhorem no futuro. É a convicção de que a vitória chegou, apesar da aparente derrota. A Bíblia é a fonte da esperança. Ela contém aproximadamente dez mil promessas capazes de revolucionar a vida de quem nelas acredita.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos