Tentativa de interceptação (Is 7:3-9)

 Lições da Bíblia1

Enquanto Acaz avaliava suas opções para enfrentar a ameaça de Israel e da Síria, Deus permitia que os problemas viessem sobre o rei para ­discipliná-lo e fazê-lo recobrar o bom senso (2Cr 28:5, 19). Embora o pedido de auxílio a Tiglate-Pileser III parecesse atrativo, isso colocaria o reino davídico de Judá sob domínio estrangeiro, do qual ele nunca poderia se recuperar.

O risco era surpreendentemente alto. Por isso, o Senhor enviou Isaías para interceptar o rei Acaz (aparentemente, enquanto ele estava inspecionando o aqueduto de Jerusalém em preparação para um cerco) a fim de convencê-lo a não entrar em contato com o líder assírio.

3. Por que o Senhor mandou Isaías levar seu filho, Sear-Jasube, com ele (Is 7:3, ARC)? Assinale a alternativa correta:

Isaías 7:3 (ARC): “Então, disse o Senhor a Isaías: Agora, tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao fim do canal do viveiro superior, ao caminho do campo do lavandeiro.”

A.( ) Porque o nome do seu filho trazia uma mensagem para o rei.
B.( ) Porque Deus não queria que Isaías se sentisse sozinho.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Acaz deve ter ficado surpreso quando Isaías o cumprimentou e apresentou seu filho, chamado “Um-Resto-Volverá”. Resto ou remanescente de quem? Volverá a quê? Visto que o pai do garoto era profeta, o nome soava como uma fatídica mensagem acerca do cativeiro. Ou poderia ser que a mensagem se tratasse do retorno do povo arrependido a Deus? (o verbo “volver” também tem o significado de arrependimento). A mensagem para Acaz era: Depende de você! Afaste-se dos pecados ou vá ao cativeiro, do qual um remanescente retornará. A decisão é sua!

4. Como a mensagem de Deus resolvia a situação do rei? Is 7:4-9

Isaías 7:4-9 (ARA)2: “4 e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias. 5 Porquanto a Síria resolveu fazer-te mal, bem como Efraim e o filho de Remalias, dizendo: 6 Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e o conquistemos para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal. 7 Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. 8 Mas a capital da Síria será Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim, e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído e deixará de ser povo. 9 Entretanto, a capital de Efraim será Samaria, e o cabeça de Samaria, o filho de Remalias; se o não crerdes, certamente, não permanecereis.

A ameaça da Síria e Israel passaria, e Judá seria poupado. Potências que pareciam vulcões em erupção eram apenas “dois tocos de tições fumegantes” (Is 7:4). Não havia necessidade de Acaz pedir ajuda à Assíria.

Mas, para tomar a decisão certa, Acaz precisava confiar nas promessas do Senhor. Devia crer para permanecer (Is 7:9). As palavras para “crer” e “permanecer” são da mesma raiz hebraica, da qual também vêm a palavra que designa “verdade” (aquilo que é confiável) e a palavra “Amém” (confirmar o que é verdadeiro/confiável). Acaz precisava ter certeza para estar seguro; precisava confiar para ser confiável.

Veja a última seção de Isaías 7:9. Por que a fé e a crença são tão importantes para “permanecer”? Permanecer em quê? Como esse princípio se aplica à vida do cristão?

Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos