Messias persa (Is 44:26–45:6)

 Lições da Bíblia1

6. Qual profecia impressionante aparece em Isaías 44:26–45:6?

Isaías 44:26–45:6 (ARA)2: 44:26 que confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas; e quanto às suas ruínas: Eu as levantarei; 27 que digo à profundeza das águas: Seca-te, e eu secarei os teus rios; 28 que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado. 45:1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. 2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; 3 dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. 4 Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces. 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces. 6 Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.”

O ministério de Isaías durou aproximadamente de 745 a.C. até 685 a.C. Depois de mencionar um conquistador do leste e do norte (Is 41:2, 3, 25) e sugerir que essa seria uma boa notícia para Jerusalém (Is 41:27), Isaías profetizou com precisão e nominalmente a vinda de Ciro e descreveu as atividades dele. Ciro veio do norte e do leste de Babilônia e a conquistou em 539 a.C.; ele realmente serviu aos propósitos de Deus ao libertar os judeus do exílio babilônico; e, de fato, autorizou a reconstrução do templo em Jerusalém (veja Ed 1).

Visto que existem aproximadamente cento e quarenta e seis anos desde a morte de Isaías até a queda de Babilônia, sua profecia estava um século e meio à frente de seu tempo. Seria como se George Washington previsse que um homem chamado General Dwight Eisenhower libertaria a Europa em 1945!

As ações de Ciro são comprovadas em fontes antigas, incluindo as crônicas babilônicas, o relatório de Ciro no “Cilindro de Ciro” e a Bíblia (2Cr 36:22, 23; Ed 1; Dn 5; 6:28; 10:1). A profecia é precisa! Os verdadeiros profetas recebem predições de Deus, Aquele que conhece o futuro com antecedência.

7. Por que Deus chamou Ciro de “Seu ungido” (Is 45:1)? Marque uma alternativa:

A.( ) Porque Ciro foi escolhido para cumprir os propósitos de Deus.
B.( ) Porque Ciro seria ungido rei de Judá, em Jerusalém.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

A palavra hebraica para “ungido” é a mesma da qual obtemos a palavra ­“Messias”. Em outras passagens, essa palavra poderia se referir a um sumo sacerdote ungido (Lv 4:3, 5, 16; 6:22), a um rei israelita ungido (1Sm 16:6; 24:6, 10; 2Sm 22:51), ou ao Messias, futuro e perfeito Rei e Libertador da linhagem de Davi (Sl 2:2; Dn 9:25, 26). Ciro seria um futuro rei, enviado por Deus para libertar Seu povo. Mas ele seria um messias incomum, pois não seria israelita. Realizaria algumas obras do Messias, como derrotar os inimigos de Deus e libertar Seu povo, mas não poderia ser o Messias, pois não seria descendente de Davi.

Na predição sobre Ciro, Deus provou Sua divindade singular, ao demonstrar que somente Ele conhece o futuro (Is 41:4, 21-23, 26-28; Is 44:26). Ele também tocou o coração de Ciro: “E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome” (Is 45:3, ARC).

Pense em outras profecias que se cumpriram. Que esperança elas nos oferecem?

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos