Nação serva (Is 41)

 Lições da Bíblia1

1. Em Isaías 41:8 Deus disse que Israel era Seu servo e em Isaías 42:1 apresentou Seu servo. Quem é Ele?

Isaías 41:8 (ARA)2: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo”

Isaías 42:1 (ARA)2: “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.”

Seria esse servo Israel/Jacó, o antepassado dos israelitas? A nação de Israel? O Messias/Cristo, identificado no Novo Testamento como Jesus?

Existem dois tipos de referências a servos de Deus entremeadas em Isaías 41–53. Um servo é chamado de “Israel” ou “Jacó”, como vemos em Isaías 41:8; 44:1, 2, 21; 45:4; 48:20. Em virtude de Deus ter Se dirigido a Israel/Jacó no presente, fica claro que ele, Jacó, representava a nação que descende dele. Isso é confirmado pelo fato de que a redenção para o “Seu servo Jacó” é cumprida no momento em que ele sai de Babilônia (Is 48:20).

Em outros casos, como em Isaías 42:1; 50:10; 52:13; 53:11, o servo de Deus não é nomeado. Ao ser mencionado pela primeira vez, em Isaías 42:1, Sua identidade não é imediatamente aparente. Contudo, à medida que Isaías apresenta o perfil desse Servo em passagens posteriores, ­torna-se claro que Ele é Alguém que restaura as tribos de Jacó (Israel) a Deus (Is 49:5, 6) e que morre de modo sacrifical em favor dos pecadores (Is 52:13–53:12). Portanto, esse último Servo não pode ser o mesmo que a nação. Sendo assim, evidentemente Isaías falou de dois servos de Deus. Um é coletivo (a nação) e o outro é um indivíduo.

2. Qual era a função do servo como nação? (Is 41:8-20). Assinale a alternativa correta:

Isaías 41:8-20 (ARA)2: “8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo, 9 tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, 10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. 12 Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. 13 Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. 14 Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel. 15 Eis que farei de ti um trilho cortante e novo, armado de lâminas duplas; os montes trilharás, e moerás, e os outeiros reduzirás a palha. 16 Tu os padejarás, e o vento os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. 17 Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o Senhor, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei. 18 Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais. 19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo o cipreste, o olmeiro e o buxo, 20 para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou.”

A. (  ) Fazer aliança com os inimigos do Senhor para evitar derrotas.
B.(  ) Servir a Deus e confiar em Seu poder para vencer os inimigos.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

Deus assegurou a Israel que a nação ainda era o servo do Senhor: “Eu o escolhi e não o rejeitei” (Is 41:9). Em seguida, Deus deu a Israel uma das mais magníficas promessas: “Não tema, porque Eu estou com você; não fique com medo, porque Eu Sou o seu Deus; Eu lhe dou forças; sim, Eu o ajudo; sim, Eu o seguro com a mão direita da Minha justiça” (Is 41:10). Nesse verso e nos seguintes, uma das funções fundamentais de Israel era confiar no Deus verdadeiro para que Ele os salvasse (ao contrário do que fez Acaz), em vez de confiar em outros deuses e nas imagens deles, como as nações fizeram (Is 41:7, 21-24, 28, 29).

Observe como em Isaías 41:14 o Senhor chamou a nação de vermezinho. Que argumento Ele estava apresentando? Examine o texto para obter uma resposta melhor. O que isso nos ensina sobre nossa necessidade de depender totalmente do Senhor?

Domingo, 21 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos