À imagem do Criador (Gn 1:27)

Lições da Bíblia1

2. Deus criou a humanidade – homem e mulher – “à Sua imagem” (Gn 1:27). Com base nessa ideia, responda às seguintes perguntas:

I. O que significa o fato de Deus ter nos criado à Sua imagem? Em que sentido somos feitos “à Sua imagem”? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Somos semelhantes a Ele, pois temos a faculdade do raciocínio.
B. ( ) Somos feitos à Sua imagem apenas na aparência física.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

II. O Senhor fez outras coisas “à Sua imagem”, além do ser humano? O que isso revela sobre nossa condição única, em contraste com o restante da criação? Quais lições podemos tirar desse contraste?

Não

III. O que mais, no relato da criação, diferencia o ser humano das outras criaturas feitas pelo Senhor? (Gn 2:7, 18-25).

Gn 2:7, 18-25 (ARA)2: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. […] 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. 21 Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”

Embora tenhamos que falar de Deus na terminologia humana, não devemos nos esquecer de que Ele é um Ser espiritual (Jo 4:24), possuindo características divinas. Tudo que podemos dizer é que, em nossa natureza física, mental e espiritual, refletimos de alguma forma o ­Criador, por mais que muitas coisas sobre Ele ainda estejam, ao menos para nós, envoltas em mistério. No entanto, a Bíblia enfatiza os aspectos espirituais e intelectuais de nossa mente. Podemos desenvolver esses aspectos. A singularidade da mente humana é o que torna possível o relacionamento com Deus, algo que o restante das criaturas terrestres parece incapaz de fazer.

Observe também o relato singular de como Deus criou a mulher. Tanto o homem quanto a mulher compartilham o incrível privilégio de ter sido feitos à imagem de Deus. Em sua criação, não há indício de inferioridade de um para o outro. O próprio Deus criou os dois do mesmo material. Deus criou os dois iguais desde o início e os colocou juntos em um relacionamento especial com Ele. Ambos tiveram a mesma oportunidade de desenvolver seu caráter dado por Deus de maneira que O glorificasse.

“O próprio Deus deu a Adão uma companheira. Proveu-lhe uma “auxiliadora”, alguém que o ajudasse e lhe correspondesse, que estivesse em condições de ser sua companheira e que poderia ser um com ele, em amor e companheirismo. Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar ao seu lado como igual e ser amada e protegida por ele” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 46).

Segunda-feira, 29 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos