Deus e a humanidade juntos (Gn 1:28, 29)

 Lições da Bíblia1

Observe as primeiras palavras ditas por Deus ao ser humano, pelo menos conforme elas aparecem nas Escrituras. O Senhor indicou a capacidade que eles tinham de procriar, de reproduzir mais da própria espécie. Ele também lhes mostrou a Terra, a criação, e lhes ordenou que a povoassem, subjugassem e dominassem. Deus também mostrou ao casal as plantas que eles podiam comer. Em resumo, de acordo com a Bíblia, as primeiras palavras de Deus para o homem e a mulher tratavam especificamente da interação e do relacionamento deles com o mundo físico.

3. De acordo com Gênesis 1:28, 29, como Deus via o mundo material? O texto sugere que houvesse algo ruim nas coisas materiais e em usufruir delas? Quais lições aprendemos com essas cenas iniciais da história humana de como devemos nos relacionar com a própria criação?

Gênesis 1:28, 29 (ARA)2: “28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”

Além disso, com essas palavras Deus deu os primeiros passos em direção a um relacionamento com a humanidade. Ele falou com o casal, deu-lhes ordens, disse-lhes o que deviam fazer. Também existia uma responsabilidade implícita nas palavras. Deus pediu que eles tivessem domínio sobre essa maravilhosa criação que Ele mesmo havia feito.

4. Gênesis 1:28 declara que Deus abençoou Adão e Eva. O que isso significa? Que tipo de relacionamento isso sugere entre eles e o Criador?

Deus havia criado a humanidade de maneira especial e assim também seria o relacionamento entre criatura e Criador.

Deus Se dirigiu a Adão e Eva como seres inteligentes que poderiam responder à Sua bondade e entrar em comunhão com Ele. Além disso, como filhos, Adão e Eva dependiam da bênção e do cuidado de seu Pai e ­Criador. Ele provia tudo o que eles necessitavam. Eles não faziam nada para merecer o que o Senhor lhes concedia. Eram puramente receptores de algo que não mereciam.

Quando lemos sobre a criação do homem e da mulher, podemos ver, antes do pecado, elementos do tipo de relacionamento que Deus deseja que tenhamos com Ele hoje, depois do pecado. Como podemos nos relacionar com Ele, mesmo em nossa condição decaída?

Terça-feira, 30 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos