Fundamentos da aliança

 Lições da Bíblia1

“Farei uma aliança entre Mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa” (Gn 17:2).

“A palavra hebraica traduzida como ‘aliança’, que aparece cerca de 287 vezes no Antigo Testamento, é berith. Ela também pode ser traduzida como ‘testamento’ ou ‘último desejo’. Sua origem não é clara, mas passou a significar ‘aquilo que unia duas partes; no entanto, ela era usada para designar muitos tipos diferentes de ‘vínculo’, tanto entre os homens quanto entre o homem e Deus. Essa palavra possui um uso comum, em que ambas as partes eram homens, e um uso distintamente religioso, em que a aliança era entre Deus e o homem. O uso religioso era realmente uma metáfora com base no uso comum, mas com uma conotação [significação] mais profunda’” (J. Arthur Thompson, “Covenant (OT)” [Aliança (AT)], The International Standard Bible Encyclopedia [Enciclopédia Bíblica Internacional]. Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans, 1979, v. 1, p. 790).

A exemplo do casamento, a aliança bíblica define um relacionamento e um acordo. Como acordo, a aliança contém estes elementos fundamentais:

1. Deus confirmou as promessas da aliança com um juramento (Gl 3:16; Hb 6:13, 17).

Gl 3:16 (ARA)2: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.”

Hb 6:13, 17 (ARA)2: “13 Pois, quando Deus fez a promessa a Abraãovisto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, […] 17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,”

2. A obrigação da aliança era a obediência à vontade de Deus, expressa nos Dez Mandamentos (Dt 4:13).

Dt 4:13 (ARA)2: “Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.”

3. Cristo e o plano da salvação eram o meio pelo qual a obrigação da aliança de Deus foi finalmente cumprida (Is 42:1, 6).

Is 42:1, 6 (ARA)2: “1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. 6 Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios;”

1. Com base nesses elementos, como você vê esses fatores em ação em sua caminhada com o Senhor? Descreva como eles se manifestam em sua vida:

No Antigo Testamento o sistema sacrifical de tipos instruiu o povo a respeito do plano da salvação. Por meio de seus símbolos, os patriarcas e Israel aprenderam a exercer fé no Redentor vindouro. Pelos seus ritos, o penitente podia encontrar perdão para o pecado e libertar-se da culpa. As bênçãos da aliança podiam, portanto, ser mantidas, e o crescimento espiritual, a restauração da imagem de Deus na vida, poderia, desse modo, continuar, mesmo quando a humanidade deixasse de cumprir sua parte no acordo.

Embora haja alianças entre pessoas, o principal uso da palavra “berith” na Bíblia tratado relacionamento entre Deus e a humanidade. Considerando quem é Deus e quem somos em comparação com Ele, que tipo de relacionamento essa aliança retratava?

Domingo, 04 de abril de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos