Uma aliança eterna
Lições da Bíblia1
“Estabelecerei uma aliança entre Mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência” (Gn 17:7).
Muitos se lembram das enfermidades da infância e das longas noites febris em que acordavam de um sono leve e viam a mãe ou o pai sentados em uma cadeira ao lado da sua cama no brilho suave da luz noturna.
Semelhantemente, no sentido figurado e humano, Deus Se sentou ao lado de um mundo doente de pecado, quando as trevas morais começaram a se agravar ao longo dos séculos após o dilúvio. Por essa razão, Ele chamou Abrão e planejou estabelecer por meio de Seu servo fiel um povo a quem pudesse confiar um conhecimento de Si mesmo e oferecer a salvação.
Portanto, Deus estabeleceu uma aliança com Abrão e sua posteridade. Essa aliança enfatizava, com mais detalhes, o plano divino de salvar a humanidade dos resultados do pecado. O Senhor não deixaria Seu mundo abandonado, em tão extrema necessidade. Nesta semana examinaremos os desdobramentos de outras promessas da aliança.
Resumo da semana: Qual é o nome de Deus? O que ele significa? Qual era a importância dos nomes que Deus usou para Se identificar a Abrão? Quais nomes Ele usou para Se identificar? Por que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão? Por que os nomes são importantes? Quais condições ou obrigações estavam vinculadas à aliança?
Sábado, 17 de abril de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.