Eu os aliviarei

 Lições da Bíblia1

1. “Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei”. Qual é o contexto dessa declaração? Como Jesus nos dá esse descanso? Mt 11:20-28

Mt 11:20-28 (ARA)2: “20 Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: 21 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. 22 E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. 23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. 24 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo. 25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Assim como nós, Jesus nunca falou sem um contexto. Para compreendê-Lo, precisamos entender o contexto de Suas declarações, se desejamos evitar equívocos a respeito Dele. O capítulo 11 de Mateus marca uma reviravolta nesse evangelho. As declarações denunciando importantes cidades da Galileia foram as mais duras até aquele ponto no evangelho. Jesus não bajulava ninguém. Ele colocava o dedo na ferida; associava-Se com as pessoas “erradas” (Mt 9:9-13); Sua declaração de que era capaz de perdoar pecados foi escandalosa aos olhos dos líderes religiosos (Mt 9:1-8).

Jesus proferiu palavras de condenação ao povo, até mesmo comparando-o, desfavoravelmente, a Sodoma, vista naquela época e também hoje como lugar de implacável perversidade. “Eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você” (Mt 11:24).

As tensões estavam aumentando – e ainda assim, em meio a tudo isso, Jesus mudou de tom e ofereceu o verdadeiro descanso. Ele pôde fazer isso porque tudo Lhe havia sido entregue pelo Seu Pai. “Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai” (Mt 11:27). A capacidade de Jesus de conceder descanso está fundamentada em Sua divindade e unidade com o Pai.

Antes de ir a Cristo para descarregar nossos fardos, precisamos entender que não podemos levá-los sozinhos. Não iremos a Jesus a menos que reconheçamos nossa verdadeira condição. O convite de Jesus está fundamentado na necessidade.

Mateus 11:28 começa com um verbo imperativo: “Venham!”. “Ir” não é opcional. “Ir” representa a condição prévia para encontrarmos descanso. “Ir” significa que precisamos entregar o controle. Numa época em que controlamos muitas coisas por meio de nossos smartphones, ir a Jesus não é a direção natural. A entrega é a parte mais difícil da vida cristã.

Amamos falar acerca de tudo o que Deus faz por nós em Cristo e de como não podemos salvar a nós mesmos… Isso é verdade. Mas, no final, ainda temos que escolher “ir” a Jesus, o que significa render-se a Ele. Então, o livre-arbítrio se torna essencial na vida cristã.

Como entregar seus fardos a Jesus e experimentar o descanso que custou o sangue do Senhor?

Domingo, 25 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos