Amem o estrangeiro

 Lições da Bíblia1

Em meio às admoestações, Moisés declarou: “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, o Deus de vocês; a Ele pertencem a Terra e tudo o que nela há” (Dt 10:14). Que expressão poderosa da soberania divina, ideia encontrada em outros lugares da Bíblia: “Ao Senhor pertence a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24:1).

3. Leia Deuteronômio 10:17-19. Que outra declaração Moisés fez sobre o Senhor? O que Deus ordena ao Seu povo como resultado dessa declaração?

Deuteronômio 10:17-19 (ARA)2: “17 Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoasnem aceita suborno; 18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. 19 Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.

Yahweh não é apenas o soberano do céu e da Terra, Ele também é o “Deus dos deuses e o Senhor dos senhores” (Dt 10:17). Isso não significa que existam outros deuses menores, como os supostos deuses que os pagãos adoravam. Em vez disso, mais do que apenas ser o único Deus (“Vejam, agora, que Eu, sim, Eu sou Ele, e que não há nenhum deus além de Mim” [Dt 32:39]), o Senhor afirma Sua supremacia sobre todos os outros poderes, reais ou imaginários, no céu e na Terra.

O texto diz também que Ele é “o Deus grande, poderoso e temível, que não trata as pessoas com parcialidade nem aceita suborno”. Tudo isso faz parte da mensagem maior: Yahweh é o seu Deus, e você, o Seu povo, Lhe deve obediência.

Que contraste poderoso! Sim, Yahweh é o Deus dos deuses e Senhor dos senhores, o Governante soberano e Sustentador da criação (Cl 1:16, 17), mas também Se preocupa com os órfãos, com a viúva e o estrangeiro e mostra Seu cuidado ministrando às suas necessidades físicas imediatas. O Deus que observa um pardal que cai ao chão (Mt 10:29) conhece a situação daqueles que estão à margem da sociedade. Em outras palavras, o Senhor está dizendo ao povo: “Vocês são especiais, e Eu os amo, mas amo a outros também, incluindo os necessitados e desamparados entre vocês. E, assim como Eu os amo, vocês devem amá-los. Essa é uma das obrigações da aliança”.

Leia Salmo 146:5-10 [“5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, 6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. 7 Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O Senhor liberta os encarcerados. 8 O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. 9 O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios. 10 O Senhor reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia!”]. Que mensagem do Salmo reflete o que Deus diz acima, e o que isso deve significar para nós no presente, como cristãos?

Sugunda-feira, 25 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos