Não acrescentem, nem diminuam

 Lições da Bíblia1

1. Leia Deuteronômio 4:1, 2. Que aviso específico o Senhor deu ao povo israelita em relação a Seus “estatutos e juízos” e por que foram alertados disso de imediato? (Veja também Dt 12:32.)

Deuteronômio 4:1, 2 (ARA)2: “1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. 2 Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando.”

Deuteronômio 12:32 (ARA)2: “Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.

O Senhor disse a eles que cumprissem “os estatutos e os juízos” e que não acrescentassem nem diminuíssem nada à Sua palavra. Por quê? Afinal, por que alguém iria querer mudar a lei de Deus? Nós sabemos a resposta.

“Satanás tem sido perseverante e infatigável em seus esforços para levar avante a obra que começou no Céu – mudar a lei de Deus. Tem tido êxito em levar o mundo a crer na teoria que ele apresentou no Céu antes de sua queda, de que a lei de Deus era defeituosa e necessitava ser revisada. Grande parte da professa igreja cristã, por sua atitude, se não por suas palavras, mostra que aceitou o mesmo erro” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 107).

Ao observarmos a história do antigo Israel, notamos que, em muitos aspectos, eles tiveram problemas por ignorar certos preceitos da lei, o que na prática seria o mesmo que retirar algo dela, como também por lhe acrescentar, no sentido de introduzir práticas não especificadas nela e que, de fato, os levaram à sua transgressão.

2. Leia Mateus 15:1-9. Embora esteja em outro contexto, que exemplo há nessa passagem do princípio sobre o qual Moisés advertiu os israelitas?

Mateus 15:1-9 (ARA)2: 1 Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. 3 Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? 4 Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; 6 esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição. 7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

Quando os hebreus finalmente entraram na terra prometida, com frequência ignoraram, por exemplo, as advertências diretas sobre idolatria. Como resultado, seguiram muitas práticas pagãs, algumas vezes até como parte de sua suposta adoração a Yahweh. No entanto, na época de Jesus, haviam acrescentado todos os tipos de tradições humanas que, como o próprio Senhor disse, invalidavam a Palavra de Deus.

Seja como for, acrescentando ou retirando, a lei foi alterada, e a nação sofreu as consequências. 

Em quais aspectos devemos ter cuidado para não adicionar nem tirar daquilo que Deus nos diz que façamos?

Domingo, 31 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos