Mi-yitten (Quem dará?)

 Lições da Bíblia1

O hebraico bíblico, como a maioria dos idiomas, é repleto de expressões idiomáticas, que são palavras que assumem significado diferente do seu sentido original. Uma expressão idiomática do AT é Mi-yitten. Mi é a pergunta “quem?” e yitten significa “dará”. Então, literalmente, Mi-yitten quer dizer “Quem dará?”.

No AT, porém, a expressão revela um desejo, um anseio ou algo que se queira muito.

Por exemplo, após terem deixado o Egito, os filhos de Israel, enfrentando desafios no deserto, exclamaram: “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito!” (Êx 16:3). “Quem nos dera” é aqui uma expressão idiomática advinda de mi-yitten. No Salmo 14:7 Davi declarou: “Quem dera que de Sião viesse já a salvação de Israel!” Jó 6:8 afirma: “Quem dera que se cumprisse o meu pedido”. Novamente, “quem dera”, nesses versos, vêm do hebraico mi-yitten.

1. Leia Deuteronômio 5:22-29 e observe especialmente o verso 29. A palavra traduzida como “quem dera” se origina também da expressão mi-yitten. O que se subentende desse fato?

Deuteronômio 5:22-29 (ARA)2: “22 Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou. Tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, deu-mas a mim. 23 Sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, enquanto ardia o monte em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos e vossos anciãos, 24 e dissestes: Eis aqui o Senhor, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo. 25 Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor, nosso Deus, morreríamos. 26 Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo? 27 Chega-te, e ouve tudo o que disser o Senhor, nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor, nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos. 28 Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis a mim, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, as quais te disseram; em tudo falaram eles bem. 29 Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!

Eis o Senhor – o Deus Criador, Aquele que fez o espaço, o tempo e a matéria, que falou e o mundo veio à existência, que soprou em Adão o fôlego da vida – pronunciando a frase “quem dera”, geralmente associada às fraquezas e limitações da humanidade. Que exemplo da realidade do livre-arbítrio! Percebemos que há limites para o que Deus pode fazer em meio ao grande conflito. O uso de mi-yitten revela que nem mesmo Deus pode passar por cima do livre-arbítrio, pois, se o fizer, a ação não pode mais ser considerada livre.

E, assim como nós, humanos, somos livres para pecar, também somos livres para escolher o Senhor e estar abertos à Sua liderança a fim de que, em resposta ao toque do Seu Espírito, possamos nos arrepender de nossos pecados e segui-Lo. A escolha é nossa, e apenas nossa, e é uma escolha que devemos fazer dia a dia, momento a momento.

Quais são algumas escolhas que você enfrentará nas próximas horas ou dias? Como você pode aprender a entregar sua vontade a Deus para que, com Seu poder, faça as escolhas certas?

Domingo, 21 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos