Vida e bem, morte e mal, bênção e maldição

 Lições da Bíblia1

Próximo ao final do livro, depois de um longo discurso sobre o que aconteceria ao povo se desobedecesse ao Senhor e quebrasse as promessas da aliança, Deuteronômio 30 começa com a promessa de que, mesmo que caíssem em desobediência e fossem punidos com o exílio, Deus os restauraria à terra. Isto é, caso se arrependessem e abandonassem seus maus caminhos.

4. Leia Deuteronômio 30:15-20. Quais são as opções apresentadas ao antigo Israel, e como refletem o que vemos em toda a Bíblia?

Deuteronômio 30:15-20 (ARA)2: “15 Vê que proponho, hoje, a vida e o bema morte e o mal16 se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. 17 Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, 18 então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. 19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20 amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.”

Yahweh colocou diante do povo duas opções, como fez com Adão e Eva no Éden. As palavras hebraicas para “bem” (tov) e “mal” (ra‘) em Deuteronômio 30:15 são as mesmas usadas em Gênesis para a árvore do conhecimento do “bem” (tov) e do “mal” (ra‘). Não há meio-termo, nenhum lugar neutro para se estar. Eles deveriam servir ao Senhor e ter vida ou escolher a morte. E nós temos as mesmas opções.

Vida, bem, bênção, em contraste com morte, mal e maldição. Porém, pode-se argumentar com justiça que Deus ofereceu apenas o bem, a vida e as bênçãos. Mas caso escolhessem se afastar Dele, essas coisas ruins seriam o resultado natural, pois eles perderiam a proteção divina especial.

Seja qual for a nossa compreensão, essas opções foram apresentadas ao povo, e fica evidente a realidade do livre-arbítrio. Esses versos, e muitas outras passagens da Bíblia, do AT e do NT, não fazem sentido se não houvesse o dom sagrado da livre escolha.

Em um sentido real, o Senhor disse-lhes: Portanto, com o livre-arbítrio que lhes dei, escolham a vida, a bênção e o bem, não a morte, nem o mal e a maldição.

Parece tão óbvio qual seria a escolha correta, não é? No entanto, sabemos o que aconteceu. O grande conflito era tão real como ainda é no presente, e devemos aprender com o exemplo de Israel o que pode acontecer se não nos entregarmos totalmente ao Senhor e escolhermos a vida e tudo o que essa escolha envolve.

Leia Deuteronômio 30:20 [“amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão , Isaque e Jacó.”]. Observe a ligação entre amor e obediência. O que Israel deveria fazer para ser fiel ao Senhor? Como os mesmos princípios se aplicam a nós?

Terça-feira, 16 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos