O que o Senhor pede?

 Lições da Bíblia1

Muitos dos escritos dos profetas consistiam em apelos à fidelidade, e em particular, fidelidade à aliança, reafirmada antes de entrarem na terra. O livro de Deuteronômio descreve a reafirmação da aliança de Deus com Israel. Após 40 anos, O Senhor estava prestes a cumprir (ou começar a cumprir) mais de Suas promessas de aliança, Sua parte do acordo. Moisés os advertiu que cumprissem sua parte também. Muitos dos escritos dos profetas são basicamente apelos para que o povo cumpra sua parte na aliança.

6. O que o Senhor disse ao povo, e como isso se relaciona com o livro de Deuteronômio? Mq 6:1-8; Am 5:24; Os 6:6

Mq 6:1-8 (ARA): “1 Ouvi, agora, o que diz o Senhor: Levanta-te, defende a tua causa perante os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. 2 Ouvi, montes, a controvérsia do Senhor, e vós, duráveis fundamentos da terra, porque o Senhor tem controvérsia com o seu povo e com Israel entrará em juízo. 3 Povo meu, que te tenho feito? E com que te enfadei? Responde-me! 4 Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã. 5 Povo meu, lembra-te, agora, do que maquinou Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças os atos de justiça do Senhor. 6 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Am 5:24 (ARA): “Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.”

Os 6:6 (ARA): “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”

Estudiosos da Bíblia viram nesses versos de Miqueias o que é conhecido como “ação judicial da aliança”, em que o Senhor “processa” ou apresenta uma ação contra Seu povo por quebra do acordo. Nesse caso, Miqueias diz que o Senhor “tem uma controvérsia com o Seu povo” (Mq 6:2), em que a palavra “controvérsia” (rib) pode significar disputa judicial. O Senhor estava entrando com ação judicial contra eles, imagens que implicam o aspecto legal (além do relacional) da aliança. Isso não deveria surpreender, pois, afinal, o ponto central da aliança era a lei.

Observe, também, como Miqueias empresta a linguagem de Deuteronômio 10:12, 13. Porém, em vez de citá-lo diretamente, Miqueias o modifica trocando a “letra da lei” de Deuteronômio pelo “espírito da lei”, que é sobre ser justo e misericordioso.

Seja qual for a aparência externa de religião e piedade (sacrifícios de animais, “milhares de carneiros”), não é isso que constitui a relação de aliança de Israel com Deus. De que adianta a piedade exterior se, por exemplo, cobiçavam campos e se apossavam deles; cobiçavam casas e as tomavam; e assim, faziam “violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança” (Mq 2:2)? Israel deveria ser luz para o mundo; sobre eles as nações diriam, maravilhadas: “De fato, este grande povo é gente sábia e inteligente” (Dt 4:6). Portanto, deveriam agir com sabedoria e compreensão, o que incluía tratar as pessoas com justiça e misericórdia.

Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos