Jesus é nosso Mediador

 Loções da Bíblia1

Um conceito interessante da teologia do Antigo Testamento é que o prometido Rei davídico representaria a nação perante Deus.

Compare Êxodo 4:22, 23 com 2 Samuel 7:12-14; Deuteronômio 12:8-10 com 2 Samuel 7:9-11; e Deuteronômio 12:13, 14 com Salmo 132:1-5, 11-14. Que promessas a Israel seriam cumpridas por meio do prometido Rei davídico?

Êxodo 4:22, 23 (ARA)2: “22 Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. 23 Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito.”
2 Samuel 7:12-14 (ARA)2: “12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.”

Deuteronômio 12:8-10 (ARA)2: “8 Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos, 9 porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o Senhor, vosso Deus. 10 Mas passareis o Jordão e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor, vosso Deus; e vos dará descanso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.
2 Samuel 7:9-11(ARA)2: “9 E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. 10 Prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, 11 desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que ele, o Senhor, te fará casa.

Deuteronômio 12:13, 14 (ARA)2: “13 Guarda-te, não ofereças os teus holocaustos em todo lugar que vires; 14 mas, no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos, ali oferecerás os teus holocaustos e ali farás tudo o que te ordeno.”
Salmo 132:1-5, 11-14 (ARA)2: “1 Lembra-te, Senhor, a favor de Davi, de todas as suas provações; 2 de como jurou ao Senhor e fez votos ao Poderoso de Jacó: 3 Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, 4 não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, 5 até que eu encontre lugar para o Senhor, morada para o Poderoso de Jacó. […] 11 O Senhor jurou a Davi com firme juramento e dele não se apartará: Um rebento da tua carne farei subir para o teu trono. 12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os seus filhos se assentarão para sempre no teu trono. 13 Pois o Senhor escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada: 14 Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.”

Israel era filho de Deus, e o Senhor lhe daria um lugar em que descansaria do inimigo. Deus também escolheria um lugar na terra de Israel onde Seu nome habitaria. Essas promessas foram transferidas para o prometido Rei davídico, que seria adotado como Filho de Deus, teria descanso de seus inimigos e construiria um templo para Deus em Sião, onde o nome de Deus habitaria. Isso significa que o Senhor cumpriria Suas promessas a Israel por meio desse Rei, que representaria Israel perante Deus.

A inserção de um representante na relação entre Deus e Israel tornou possível a perpetuação de sua relação de aliança. A aliança mosaica exigia a fidelidade de Israel para receber a proteção e as bênçãos divinas (Js 7:1-13). A aliança davídica, no entanto, garantiu as bênçãos da aliança de Deus sobre Israel por meio da fidelidade de uma pessoa, o Rei davídico.

Infelizmente, na maioria dos casos, os reis davídicos não foram fiéis, e Deus não pôde abençoar Israel como queria. O Antigo Testamento (AT) está repleto de exemplos da infidelidade desses reis.

A boa notícia é que Deus enviou Seu Filho para nascer como Filho de Davi, e Ele é perfeitamente fiel. Portanto, Deus é capaz de cumprir Nele todas as promessas que fez ao Seu povo. Quando Deus abençoa o rei, todo o povo compartilha dos benefícios. É por isso que Jesus é o Mediador das bênçãos divinas para nós. Ele é o Mediador na medida em que é o canal pelo qual flui a bênção divina. Nossa esperança final de salvação está somente em Jesus e no que Ele fez por nós.

Quantas vezes você foi infiel em sua parte na aliança? O que isso nos ensina sobre como devemos confiar exclusivamente em Jesus para a salvação?

Segunda-feira, 03 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos