Recebendo um reino inabalável - Estudo adicional
Lições da Bíblia1
“Durante os mil anos entre a primeira e a segunda ressurreições ocorrerá o julgamento dos ímpios. O apóstolo Paulo falou desse juízo como um acontecimento que se seguirá ao segundo advento. […] (1Co 4:5). Daniel declarou que “veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo” (Dn 7:22). Nessa oportunidade, os justos reinarão como reis e sacerdotes diante de Deus. […] (Ap 20:4, 6). É nesse tempo que, conforme foi predito por Paulo, “os santos hão de julgar o mundo” (1Co 6:2). Em união com Cristo, eles julgarão os ímpios, comparando seus atos com o código – as Escrituras Sagradas – e decidindo cada caso segundo as ações praticadas nesta vida. Então o destino que os ímpios devem sofrer, segundo suas obras, é determinado e registrado em frente ao seu nome, no livro da morte.
De idêntica maneira, Satanás e os anjos maus serão julgados por Cristo e Seu povo. […] (1Co 6:3). E Judas afirmou que os anjos “que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, [Deus] tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia” (Jd 6; Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 660, 661).
Perguntas para consideração
1. Os santos participarão do juízo dos ímpios (1Co 6:3; Jd 6). O que isso diz sobre a transparência, bondade e justiça de Deus ao lidar com o pecado e o mal?
2. O que está registrado nos livros do Céu? (Êx 32:32; Sl 56:8; 69:28; 139:16; Is 4:3; Dn 12:1; Ml 3:16; Lc 10:20; Ap 13:8; 17:8). É importante que Deus registre as nossas lágrimas (Sl 56:8)? Se Deus sabe tudo, qual é o propósito dos livros?
3. É importante que Hebreus termine com as promessas de Daniel 7, no contexto do ministério de Jesus no Céu? O que Daniel 7 ensina sobre o fim do pecado?
Sexta-feira, 16 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.