Sejamos gratos

 Lições da Bíblia1

Hebreus conclui essa seção indicando que a resposta devida a Deus por tudo o que Ele fez por nós é mostrar gratidão oferecendo-Lhe um tipo apropriado de adoração.

5. Compare Hebreus 12:28 e 13:15, 16. Como oferecer adoração aceitável a Deus?

Hebreus 12:28 (ARA)2: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;

Hebreus 13:15, 16 (ARA)2: “15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.”

No sistema da antiga aliança, o sacrifício de animais era a maneira pela qual as pessoas mostravam arrependimento e gratidão. Mas Deus deixou claro nos Salmos e por meio dos profetas que o que realmente Lhe agradava não era o sangue de animais, mas a gratidão, as boas ações e a justiça dos adoradores (Sl 50:7-23; Is 1:11-17).

Paulo nos convida a adorar a Deus no santuário celestial, oferecendo sacrifícios de louvor, confissão, ação de graças e boas obras, que é a verdadeira adoração que Lhe agrada. Oferecemos esses sacrifícios na Terra, que são aceitos como agradáveis a Deus no Céu. Essa exortação abrange todos os apelos que o autor fez ao longo da carta para a confissão do nome de Jesus (Hb 3:1; 4:14; 10:23) e as exortações para que continuemos a fazer boas obras (Hb 6:10-12; 13:1, 2, 16).

O convite de Paulo para que os cristãos servissem “a Deus de modo agradável” (Hb 12:28) implica que os crentes eram uma nação sacerdotal que foi aperfeiçoada e santificada por meio do sacrifício de Jesus (Hb 10:10-14, 19-23). Isso cumpre o propósito original de Deus para Israel, de ser uma nação sacerdotal por meio da qual Ele anunciaria as boas novas da salvação ao mundo (Êx 19:4-6; 1Pe 2:9, 10; Ap 1:6; 5:10).

Hebreus 13:1-6 descreve em termos práticos o que significa fazer o bem: mostrar amor fraternal, assim como Jesus mostrou por nós (Hb 2:11, 12), ser hospitaleiro, visitar os que estão na prisão ou foram maltratados (Hb 13:3) e rejeitar o adultério e a cobiça.

Por que é importante considerar as boas obras e compartilhar o que temos como parte de nossa adoração a Deus? Ao mesmo tempo, de que maneiras nossos sacrifícios espirituais a Deus podem ser corrompidos (Is 1:11-17 [“11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? —diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17 Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.”

Quinta-feira, 16 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos