Lutando com Deus

 Lições da Bíblia1

Longe de Labão, Jacó logo teve outra experiência com Deus. Sabendo que seu irmão, Esaú, estava se aproximando com “quatrocentos homens” (Gn 32:6), ele orou fervorosamente ao Senhor e declarou: “Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com o Teu servo” (Gn 32:10). Jacó, na verdade, estava entendendo melhor do que se tratava a graça. E como o Senhor respondeu?

1. Leia Gênesis 32:22-31 e Oseias 12:3, 4. Qual é o significado espiritual dessa história incrível?

Gênesis 32:22-31 (ARA)2: “22 Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. 23 Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, 24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. 25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. 26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. 27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. 28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. 29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. 30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. 31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.”

Oseias 12:3, 4 (ARA)2: “3 No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus; 4 lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco.

Jacó estava angustiado. Após fazer o que podia para proteger sua família, acampou para passar a noite. Repentinamente, foi atacado por “um Homem” (Gn 32:24). Esse termo pode ter conotações especiais, evocando a presença divina (Is 53:3). Daniel o usou para se referir ao Sacerdote celestial Miguel (Dn 10:5); essa palavra foi usada por Josué para descrever o “Príncipe do exército do Senhor”, a quem ele chamou pelo próprio nome do Senhor YAHWEH (Js 5:13-15).

Em meio à luta, deve ter se tornado óbvio para Jacó que ele estava lutando com o próprio Deus, como revelaram suas palavras: “Não O deixarei ir se Você não me abençoar!” (Gn 32:26). No entanto, seu apego fervoroso a Deus e sua recusa em deixá-Lo também revelam o ardente desejo de perdão e de estar bem com Seu Senhor.

“O erro que determinara o pecado de Jacó ao obter pela fraude a primogenitura estava agora apresentado claramente diante dele. Não havia confiado nas promessas de Deus, mas procurara pelos seus próprios esforços efetuar aquilo que Deus teria cumprido no tempo e da maneira Dele” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 160 [197, 198]).

A evidência de que ele havia sido perdoado foi a mudança de seu nome, de uma lembrança de seu pecado para uma que celebrava sua vitória. “Seu nome”, disse o Anjo, “não será mais Jacó [o enganador], e sim Israel, pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu” (Gn 32:28).

Qual tem sido sua experiência em relação à luta com Deus? O que significa isso e por que às vezes é importante termos esse tipo de experiência?

Domingo, 29 de maio de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Gênesis. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 508, abr. maio jun. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos