Fé em meio ao fogo refinador

 Lições da Bíblia1

Uma coisa é estar na batalha; outra é nem sequer ver as forças arregimentadas nessa batalha. Em certo sentido, é com isso que nós cristãos estamos lidando. Sabemos que as forças estão aí, podemos senti-las em nossa vida e, contudo, temos que avançar pela fé, confiando Naquele “que é invisível” (Hb 11:27).

3. Leia Jó 23:1-10. Qual era a essência da luta de Jó? O que ele não via? Ao mesmo tempo, o que ele fez pela fé, apesar de todas as provações?

Jó 23:1-10 (ARA)2: 1 Respondeu, porém, Jó: 2 Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido. 3 Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal. 4 Exporia ante ele a minha causa, encheria a minha boca de argumentos. 5 Saberia as palavras que ele me respondesse e entenderia o que me dissesse. 6 Acaso, segundo a grandeza de seu poder, contenderia comigo? Não; antes, me atenderia. 7 Ali, o homem reto pleitearia com ele, e eu me livraria para sempre do meu juiz. 8 Eis que, se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. 9 Se opera à esquerda, não o vejo; esconde-se à direita, e não o diviso. 10 Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro.

Mesmo em meio a provações terríveis, Jó confiou no Senhor. Apesar de tudo, ele estava determinado a resistir. E uma das coisas que o mantiveram perseverante foi o ouro. Não uma medalha de ouro; em vez disso, ele olhava para o futuro e percebia que, caso se entregasse a Deus, sairia refinado como ouro. Não é dito quanto Jó sabia a respeito do que estava acontecendo por trás das cenas. Independentemente do quanto foi ocultado, ele resistiu ao fogo refinador.

Você tem medo do fogo? Você se preocupa com o calor que as circunstâncias geram? Talvez, como no caso de Jó, o calor parece inexplicável. Pode ser a dificuldade de se ajustar a um novo emprego ou a uma nova casa. Pode ser que você tenha suportado maus tratos no trabalho, ou mesmo dentro de sua própria família. Pode ser enfermidade ou prejuízo financeiro. Embora pareça difícil de entender, Deus pode usar essas provas para refiná-lo e purificá-lo e revelar Sua imagem em seu caráter.

Para Jó, ser provado para se tornar como ouro foi considerado um incentivo, algo em que ele devia fixar os olhos, e isso lhe ajudou a passar pelas dificuldades. Tudo foi um poderoso testemunho de seu caráter, visto que, em meio a toda dor e sofrimento, ele pôde perceber o processo de purificação. Além disso, embora não compreendesse muita coisa, sabia que essas provas o refinariam.

Em sua vida, como as provas o refinaram e o purificaram? De que outras formas é possível ser refinado?

Segunda-feira, 18 de julho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos