Amar quem nos fere

 Lições da Bíblia1

Alguém disse: “Amar nossos inimigos, então, não significa que devamos amar a lama em que a pérola está enterrada; significa que amamos a pérola que jaz na lama. […] Deus não nos ama porque somos amáveis por natureza. Mas nos tornamos amáveis porque Ele nos ama.”

5. Quando você olha para seus “inimigos”, o que normalmente vê nessas pessoas – a pérola ou a sujeira ao redor?

6. Leia Mateus 5:43-48. Jesus nos chamou a amar nossos inimigos e orar por eles. Que exemplo da natureza Ele nos deu que nos ajuda a entender porque devemos fazer isso? O que Ele deseja nos ensinar?

Mateus 5:43-48 (ARA)2: “44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celesteporque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”

Em Mateus 5:45, Jesus usou o exemplo de Seu Pai no Céu para ilustrar como devemos tratar quem nos fere, quem talvez nos coloque no pior tipo de crisol. Jesus disse que Seu Pai envia a bênção da chuva tanto para os justos quanto para os injustos; se Deus dá a chuva até aos injustos, então como devemos tratá-los?

Jesus não quis dizer que devamos sempre ter um sentimento caloroso por todos os que nos causam problemas, embora isso também seja possível. Basicamente, o amor pelos nossos inimigos não significa um sentimento, mas ações específicas em relação a eles que revelem cuidado e consideração.

Jesus concluiu essa passagem com um verso que muitas vezes causa debate: “Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no Céu” (Mt 5:48). Mas o significado é muito claro no contexto: quem deseja ser perfeito como Deus deve mostrar amor aos seus inimigos como Deus mostra amor aos Dele. Fazer isso requer uma mansidão de coração que só o Senhor pode dar.

Tendo em mente a definição de mansidão (“capacidade de suportar danos com paciência e sem ressentimento”), relacione as mudanças que você deve fazer para permitir que o Senhor lhe dê a mansidão de coração que o ajudará a ter a atitude correta em relação aos “inimigos”.

Terça-feira, 30 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos