Fundamento para o louvor

 Lições da Bíblia1

O grande escritor russo Fiódor Dostoiévski havia sido condenado à morte, mas a sentença foi substituída no último momento. Ao falar sobre sua experiência na prisão, escreveu: “Creia até o fim, ainda que todos se desviem e você seja o único fiel; leve sua oferta mesmo assim e louve a Deus em sua solidão.”

No decorrer do nosso estudo, vimos como Paulo suportou incrível oposição e perseguição. Nesta semana relembraremos sua experiência em uma prisão romana. Ele não estava deprimido; em vez disso, escrevia ansiosamente para encorajar os crentes em Filipos! 

1. Leia Filipenses 4:4-7. Como Paulo poderia ter escrito isso se ele mesmo estava encarcerado? Nesses versos, quais são as chaves para obter a “paz de Deus”?

Filipenses 4:4-7 (ARA)2: “4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digoalegrai-vos. 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Uma coisa é se alegrar quando tudo está indo bem, mas Paulo nos exorta a nos alegrarmos sempre. Isso pode parecer estranho. Se tomarmos ao pé da letra o que Paulo escreveu, podemos chegar a duas conclusões: primeira, se devemos nos regozijar sempre, isso deve significar que devemos nos alegrar mesmo quando as circunstâncias não parecem dar nenhum motivo para isso. Em segundo lugar, também pode significar que teremos que aprender a nos alegrar quando não tivermos vontade.

Paulo nos chamou a louvar a Deus sempre, embora muitas vezes fazer isso possa parecer pouco natural para nós, ou até mesmo irracional. Mas, como veremos, é precisamente por isso que somos chamados a nos alegrar. Em outras palavras, louvar é um ato de fé. Assim como a fé não se fundamenta em nossas circunstâncias, mas na verdade sobre Deus, o louvor é algo que fazemos não porque nos sentimos bem, mas por causa da verdade de quem Deus é e das promessas feitas a nós. Surpreendentemente, é esse tipo de fé que molda nossos pensamentos, sentimentos e circunstâncias.

Que verdade sobre Deus Paulo identificou na passagem de hoje e que fazia com que ele se alegrasse, mesmo na prisão? Escreva uma pequena lista do que você sabe ser verdade sobre Deus e louve ao Senhor relendo cada item. Isso muda sua maneira de sentir e ver as circunstâncias?

Domingo, 21 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos