Pão quebrado e vinho derramado

 Lições da Bíblia1

1. Oswald Chambers disse que devemos nos tornar “pão quebrado e vinho derramado” para os outros. O que você acha que ele quis dizer com essas palavras?

Que devemos ser um alento aos outros.

Em toda a Bíblia, há exemplos de pessoas que foram “quebradas” para servir aos outros. Moisés foi chamado para suportar ondas intermináveis de fofocas e críticas enquanto conduzia o povo à terra prometida. José foi chamado para uma jornada que envolveu traição e prisão quando foi levado a uma posição de serviço no Egito. Em cada caso, Deus permitiu as situações para que a vida de Seu povo pudesse se tornar palco da manifestação da graça e cuidado divinos, não apenas para si mesmo, mas para o bem de outros. Deus pode nos usar da mesma forma. É fácil sentir raiva ou mágoa em tais situações, mas, como observamos ontem, mansidão é a capacidade concedida por Deus para suportar essas coisas “com paciência e sem ressentimento”.

2. Leia Ezequiel 24:15-27. O que aconteceu nesse relato? Por que Ezequiel foi colocado no crisol?

Ezequiel 24:15-27 (ARA)2: “15 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 16 Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. 17 Geme em silêncio, não faças lamentação pelos mortos, prende o teu turbante, mete as tuas sandálias nos pés, não cubras os bigodes e não comas o pão que te mandam. 18 Falei ao povo pela manhã, e, à tarde, morreu minha mulher; na manhã seguinte, fiz segundo me havia sido mandado. 19 Então, me disse o povo: Não nos farás saber o que significam estas coisas que estás fazendo? 20 Eu lhes disse: Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 21 Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu profanarei o meu santuário, objeto do vosso mais alto orgulho, delícia dos vossos olhos e anelo de vossa alma; vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada. 22 Fareis como eu fiz: não cobrireis os bigodes, nem comereis o pão que vos mandam. 23 Trareis à cabeça os vossos turbantes e as vossas sandálias, nos pés; não lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas iniquidades e gemereis uns com os outros. 24 Assim vos servirá Ezequiel de sinal; segundo tudo o que ele fez, assim fareis. Quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus. 25 Filho do homem, não sucederá que, no dia em que eu lhes tirar o objeto do seu orgulho, o seu júbilo, a sua glória, a delícia dos seus olhos e o anelo de sua alma e a seus filhos e suas filhas, 26 nesse dia, virá ter contigo algum que escapar, para te dar a notícia pessoalmente? 27 Nesse dia, abrir-se-á a tua boca para com aquele que escapar; falarás e já não ficarás mudo. Assim, lhes servirás de sinal, e saberão que eu sou o Senhor.”

Em Ezequiel 24:24, Deus diz: “Assim, Ezequiel será um sinal para vocês: tudo o que ele fez vocês também farão. Quando isso acontecer, vocês saberão que Eu sou o Senhor Deus”. Por meio do exemplo de Ezequiel, o povo de Israel seria convencido da verdade sobre quem era Deus, o Soberano Senhor, e veria essa verdade no cumprimento da profecia simbolizada na vida de Ezequiel e no sofrimento que ele enfrentou. Quem sabe quantas pessoas verão “o Senhor Deus” através de nós em nossos sofrimentos também?

Mais cedo ou mais tarde, a própria vida nos quebranta. Que lições você aprendeu com o sofrimento? Como sua alma quebrantada pode ser usada pelo Senhor para ajudar outras pessoas?

Domingo, 28 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos