Desprezado e rejeitado

 Lições da Bíblia1

3. Leia os versos a seguir, tendo em mente o fato de que Jesus é o Criador do céu e da Terra, e que veio para Se oferecer como sacrifício pelos pecados do mundo todo (Mt 12:22-24; Lc 4:21-30; Jo 8:58, 59). Como esses versos nos ajudam a entender os sofrimentos que Jesus enfrentou?

Mt 12:22-24 (ARA)2: “23 E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios.

Lc 4:21-30 (ARA)2: “21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. 22 Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José? 23 Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. 24 E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. 25 Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; 26 e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. 27 Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. 28 Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. 30 Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.”

Jo 8:58, 59 (ARA)2: “58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou. 59 Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.”

Os líderes, e até mesmo as pessoas comuns, constantemente interpretavam mal a vida, os atos e os ensinamentos de Jesus, e isso causava rejeição e ódio no coração das pessoas que Ele veio salvar. Em certo sentido, o sentimento de Jesus era como o de um pai que vê um filho rebelde precisando de ajuda e, embora esteja disposto a dar tudo por aquele filho, ele o rejeita, demonstrando desprezo talvez pela única pessoa que poderia poupá-la da ruína. Foi isso o que Jesus enfrentou.

4. Leia Mateus 23:37. O que esse texto nos diz sobre como Cristo Se sentia a respeito da rejeição? Pergunte a si mesmo: “Ele Se sentia mal por Si mesmo (como costumamos nos sentir quando enfrentamos a rejeição) ou por outro motivo?” Nesse caso, qual?

Mateus 23:37 (ARA)2: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!

Todos nós sentimos o aguilhão da rejeição e talvez a nossa dor seja semelhante à de Cristo no sentido de que era altruísta: sofremos, não somente porque somos rejeitados, mas por causa do que a rejeição pode significar para aquele que nos rejeita (que pode ser alguém com quem nos importamos e que se recusou a aceitar a salvação em Cristo). Mas imagine como deve ter sido o sentimento de Jesus, que estava totalmente ciente do que enfrentaria para salvar os pecadores e, ao mesmo tempo, completamente consciente de quais seriam as consequências de Sua rejeição. “Foi, porém, devido à Sua inocência que Ele sentiu tão intensamente os ataques de Satanás” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 129).

Como os exemplos de Cristo podem nos ajudar a lidar melhor com a dor da rejeição? De que modo podemos aplicá-los à nossa vida?

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos