A Ressurreição de Moisés

 Lições da Bíblia1

1. Leia Judas 9 e Lucas 9:28-36. Quais evidências você encontra nesses textos para a ressurreição física de Moisés?

Judas 9 (ARA)2: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”

Lucas 9:28-36 (ARA)2: “28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. 29 E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. 30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. 32 Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. 33 Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. 34 Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. 35 E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. 36 Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto.”

Alguns pais da Igreja Grega de Alexandria argumentaram que, quando Moisés morreu, dois Moisés foram vistos: um vivo no espírito, outro morto no corpo; um subindo ao céu com os anjos, o outro sepultado na terra (Orígenes, Homilies on Joshua [Homilias sobre Josué] 2.1; Clemente de Alexandria, Stromata 6.15). Essa distinção entre a ascensão da alma e o enterro do corpo tem sentido para os que creem no conceito grego de alma imortal, mas isso não é bíblico. Judas 9 confirma a ressurreição do corpo de Moisés. A disputa foi “a respeito do corpo de Moisés” e não sobre uma suposta alma sobrevivente.

Deuteronômio 34:5-7 nos diz que Moisés morreu aos 120 anos de idade, e o Senhor o sepultou num lugar escondido, um vale na terra de Moabe. Mas o profeta não permaneceu muito tempo na sepultura. “O próprio Cristo, com os anjos que sepultaram Moisés, desceu do Céu para chamar o santo que dormia. […] Pela primeira vez, Cristo estava prestes a dar a vida aos mortos. Quando o Príncipe da Vida e os seres brilhantes se aproximaram da sepultura, Satanás ficou apreensivo com respeito à sua supremacia. […] Cristo não Se rebaixou a entrar em controvérsia com Satanás. […] Mas Cristo remeteu tudo isso ao Seu Pai, dizendo: ‘O Senhor te repreenda!’ (Jd 9). […] A ressurreição foi assegurada para sempre. Satanás foi despojado de sua presa. Os justos mortos voltariam a viver” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 417, 418).

Na transfiguração encontramos evidência da ressurreição de Moisés. Ali, ele apareceu com o profeta Elias, que havia sido trasladado sem ver a morte (2Rs 2:1-11). Moisés e Elias até conversaram com Jesus (ver Lc 9:28-36). A aparição de Moisés, prova da vitória vindoura de Cristo sobre o pecado e a morte, é retratada na passagem em termos inequívocos. Foram Moisés e Elias, não seus “espíritos”, que apareceram a Jesus ali (afinal, Elias não havia morrido).

Moisés não pôde entrar na Canaã terrestre (Dt 34:1-4), mas foi levado à Canaã celestial. Até que ponto Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme Seu poder que opera em nós” (Ef 3:20)?

Domingo, 23 de outubro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos