O juízo milenar

 Lições da Bíblia1

A Bíblia nos diz que na segunda vinda de Jesus (1) tanto os santos que estiverem vivos quanto os que forem ressuscitados encontrarão o Senhor nos ares (1Ts 4:16, 17); (2) todos os santos serão levados ao Céu para habitar nas “moradas” celestiais que Ele mesmo lhes preparou (Jo 14:1-3); e (3) somente no final do milênio, a Nova Jerusalém descerá a esta Terra e se tornará o lar eterno dos santos (Ap 21:1-3, 9-11). Assim, durante o milênio, enquanto esta Terra permanece desolada, os santos reinarão com Cristo no Céu (Jr 4:23; Ap 20:4).

3. Leia 1 Coríntios 6:2, 3 e Apocalipse 20:4-6, 11-13. Por que os santos devem participar do juízo milenar?

1 Coríntios 6:2, 3 (ARA)2: “2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Apocalipse 20:4-6, 11-13 (ARA)2: “4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. […] 11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.

Todo o processo do juízo tem por objetivo (1) justificar o caráter de Deus contra as acusações de Satanás de que Deus é injusto no modo de tratar Suas criaturas; (2) confirmar a imparcialidade da recompensa dos justos; (3) demonstrar a justiça do castigo dos ímpios e (4) dissipar todas as dúvidas que pudessem levar a outra rebelião no Universo. No juízo investigativo pré-advento dos justos, somente as hostes celestiais estão envolvidas (Dn 7:9, 10), mas durante o juízo milenar dos ímpios e dos anjos caídos, os próprios santos também participarão (1Co 6:3; Jd 6; Ap 20:4-6).

O juízo investigativo pré-advento começou em 1844, quando “foram postos uns tronos […]. Foi instalada a sessão do tribunal e foram abertos os livros” (Dn 7:9, 10). O juízo milenar, no entanto, começará depois que os santos forem levados para o Céu e se sentarem em tronos, e o juízo for confiado a eles. Então, mais uma vez, os livros celestiais serão abertos, e os mortos serão “julgados, segundo as suas obras, conforme o que [estiver] escrito nos livros” (Ap 20:4, 12). Esse processo oferece uma oportunidade para os santos avaliarem os registros celestiais e verem o tratamento justo de Deus em todos os casos. Ele não apenas recompensa todos os seres humanos segundo o que merecem com base em suas próprias decisões, mas também explica por que faz isso.

Antes que qualquer um dos perdidos seja ressuscitado para encarar a segunda morte, os salvos participarão do julgamento, e ninguém será punido até que vejamos a justiça divina. O que isso nos ensina sobre o caráter de Deus? Comente com a classe.

Terça-feira, 20 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos