O propósito do dízimo

 Lições da Bíblia1

5. Leia Levítico 27:30; Números 18:21, 24. O que Deus propõe que seja feito com o dízimo?

Levítico 27:30 (ARA)2: “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.”

Números 18:21, 24 (ARA)2: “21 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. […] 24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.”

Visto que Deus é o dono de tudo (Sl 24:1), Ele obviamente não precisa de dinheiro. Contudo, porque o dízimo Lhe pertence, o Senhor nos diz o que fazer com ele: o dízimo deve ser usado para sustentar o ministério evangélico. Portanto, as necessidades dos ministros são atendidas com o dízimo de Deus.

A tribo de Levi, a força ministerial no AT, não recebeu grandes propriedades, como as demais tribos. Levi recebeu certas cidades, incluindo as cidades de refúgio, com terra suficiente ao redor delas para o cultivo pessoal. Eles eram sustentados pelos dízimos dos outros, e eles próprios também davam o dízimo de sua renda.

6. Leia Atos 20:35. Como essa mensagem se relaciona com o dízimo?

Atos 20:35 (ARA): “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

O dízimo é importante porque nos ajuda a estabelecer um relacionamento de confiança com Deus. Separar um décimo da renda e “entregá-lo” (embora, tecnicamente, pertença a Deus de toda maneira) é um ato que requer fé, que só pode crescer por meio do exercício.

Pense, por exemplo, no fim dos tempos, em que os fiéis não puderem comprar nem vender, conforme descrito em Apocalipse 13 e 14 (ver semana 11). Quando parecer que todo o mundo está contra nós, será de suma importância ter desenvolvido confiança na providência, no poder e no amor de Deus. A fidelidade nos dízimos certamente pode ajudar a desenvolver essa confiança. Mesmo antes disso, é crucial que todos nós aprendamos a confiar em Deus, independentemente da situação.

Uma segunda grande razão para a fidelidade financeira é o recebimento das prometidas bênçãos de Deus. Como parte do pacto do dízimo, o Senhor prometeu bênçãos tão grandes que não teremos espaço suficiente para guardá-las. Com o excedente, poderemos ajudar outros e sustentar a obra de Deus com nossas ofertas.

De que maneira você experimentou a grande verdade de que “mais bem-aventurado é dar do que receber”?

Terça-feira, 17 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos