Problemas da dívida

 Lições da Bíblia1

1. Leia Deuteronômio 28:1, 2, 12. Qual é o ideal de Deus para Seus filhos em relação às dívidas? Como alcançar esse ideal? Embora o contexto bíblico seja diferente do nosso, que princípios tiramos dele para nós?

Deuteronômio 28:1, 2, 12 (ARA)2: “1 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: […] 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentesporém tu não tomarás emprestado.

Estudos mostram que há três razões principais para que as pessoas entrem em dificuldades financeiras. Observe a lista abaixo, na ordem de maior frequência.

A primeira é a ignorância. Muitas pessoas, mesmo as instruídas, são financeiramente analfabetas. Simplesmente nunca foram expostas aos princípios bíblicos ou mesmo seculares da gestão do dinheiro. Contudo, há esperança! Esta lição fornecerá um simples esboço desses princípios e mostrará como aplicá-los.

A segunda razão para dificuldades financeiras é a ganância e o egoísmo. Em resposta à publicidade e ao desejo pessoal, as pessoas vivem além de seus recursos. Não querem viver, dirigir nem se vestir com o que realmente podem pagar. Muitas pensam que são muito pobres para devolver o dízimo. Por isso, vivem sem a sabedoria e sem as bênçãos prometidas por Deus (Ml 3:10, 11; Mt 6:33). Há esperança para essas pessoas também, mas isso requer mudança de coração e espírito de contentamento.

A terceira razão pela qual as pessoas têm dificuldades financeiras é o infortúnio pessoal. Pode ser que tenham sido acometidas por uma doença grave e tiveram gastos imprevistos com isso, bem como uma limitação da renda familiar. Podem ter sido abandonadas por um cônjuge gastador. Um desastre natural pode ter dizimado suas posses. Ou podem ter nascido e sido criadas na pobreza abjeta. Há esperança para elas também. Embora o caminho seja difícil, seus problemas podem ser superados. A mudança pode vir no apoio de amigos cristãos; conselho e assistência de pessoas piedosas; trabalho árduo aliado à boa educação; e a bênção e providência de Deus.

Seja qual for a razão, mesmo que seja culpa da própria pessoa, a dívida pode ser aliviada. No entanto, os endividados terão que fazer algumas mudanças na vida, nos seus gastos e nas suas prioridades financeiras.

Leia 1 Timóteo 6:6-9 [“6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.”]. O que essas palavras significam para você, e de que maneira você pode seguir melhor o que a Palavra nos transmite nessa passagem?

Domingo, 29 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos