Buscando conselhos piedosos
Lições da Bíblia1
Existem vários gurus de gestão financeira, mas Deus nos alertou contra consultá-los sobre a gestão dos ativos que Ele nos confiou. “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido” (Sl 1:1-3).
Assim, quem se deleitar com a lei do Senhor (a lei, nesse caso, pode ser entendida de maneira mais ampla como a Palavra de Deus) será abençoado.
6. Leia Provérbios 3:5-8. Como aplicamos o princípio da confiança nas questões financeiras básicas?
Provérbios 3:5-8 (ARA)2: 5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; 8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.”
Entre os muitos conselhos bíblicos valiosos sobre gestão financeira, destacamos sete deles: (1) Organize-se. Desenvolva um plano de gastos (Pv 27:23, 24). Muitas famílias sobrevivem apenas com o salário. Sem um plano simples para ganhar, gastar e economizar, a vida é muito mais estressante. (2) Gaste menos do que ganha. Viva com os seus recursos (Pv 15:16). Muitas famílias gastam mais do que ganham. Isso é possível por causa do crédito e da dívida, que trazem muitos problemas. (3) Economize uma parcela de cada período de pagamento (Pv 6:6-8). Junte para fazer compras maiores no futuro e para despesas imprevistas, no caso de acidentes ou enfermidades. Faça uma reserva para o tempo em que não puder mais trabalhar. (4) Evite dívidas como evitaria uma doença (Pv 22:7). Juros são uma despesa sem a qual você pode viver. Uma pessoa que vive com dívidas, ou seja, com dinheiro emprestado, vive no presente com o dinheiro que espera ganhar no futuro. Se acontecer alguma mudança de vida, isso pode resultar em um grave inconveniente financeiro. (5) Seja um trabalhador diligente. Em Provérbios 13:4, lemos: “O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido”. (6) Seja financeiramente fiel a Deus (Dt 28:1-14). Nenhuma família pode viver sem a bênção divina. (7) Lembre-se de que aqui não é nosso verdadeiro lar. Nossa gestão diz muito sobre onde estão nossas prioridades (ver Mt 25:14-21 [“14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”]).
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.