Empréstimos e limites de prazo

 Lições da Bíblia1

7. Leia Deuteronômio 15:1-5. O que o Senhor exigiu do Seu povo conforme revelado nesses versos?

Deuteronômio 15:1-5 (ARA)2: “1 Ao fim de cada sete anos, farás remissão. 2 Este, pois, é o modo da remissão: todo credor que emprestou ao seu próximo alguma coisa remitirá o que havia emprestado; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão do Senhor é proclamada. 3 Do estranho podes exigi-lo, mas o que tiveres em poder de teu irmão, quitá-lo-ás; 4 para que entre ti não haja pobre; pois o Senhor, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por herança, para a possuíres, 5 se apenas ouvires, atentamente, a voz do Senhor, teu Deus, para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno.”

Em harmonia com outros estatutos de sete anos (Êx 21:2; Lv 25:3, 4), não apenas os escravos ou servos e a terra eram regulamentados, mas também os credores. Como estes não queriam perdoar dívidas, o maior período que alguém poderia ficar endividado era de sete anos. Uma das lições que tiramos desses versos é que eles mostram que o Senhor Se preocupa com essas questões, em especial sempre que tinham a ver com israelitas. O Senhor reconhecia a dívida, não importava o quanto ela fosse ruim. Ele também enfatizava que a dívida devia ser evitada, se possível.

Por outro lado, há empréstimos de 30 e 35 anos para a compra de imóveis. Uma das razões para o custo tão alto da casa própria é a disponibilidade de crédito para oferecer empréstimos a fim de adquiri-las.

Entretanto, muitas pessoas ponderam sobre empréstimos para os estudos. Geralmente, obter um diploma universitário aumentará a capacidade de renda de uma pessoa para o resto de sua vida. Alguns podem ter que pedir algum dinheiro emprestado para pagar os estudos, mas devem ter em mente que: (1) Terão que pagar com juros; (2) Deverão concorrer a todo tipo de auxílio e bolsa disponíveis; (3) Precisarão trabalhar e poupar tudo o que puderem para os estudos; (4) Deverão fazer apenas cursos que habilitam a um emprego; (5) Precisam conseguir a ajuda dos pais. Nos tempos bíblicos, os pais davam aos seus filhos terras para que pudessem ganhar a vida. No presente, é provável que essa “herança” seja a educação, a fim de que se tornem adultos independentes.

No mundo ideal, não haveria dívidas. Mas, no mundo real, pode haver necessidade de tomar empréstimos. Faça o melhor negócio possível, com a menor taxa de juros disponível. Pegue emprestado o mínimo que você precisa e pague em pouco tempo para economizar nos custos dos juros. No entanto, até o limite das possibilidades, devemos evitar dívidas. Seguir os princípios bíblicos nos ajuda a evitar dívidas desnecessárias e a terrível tensão que elas trazem.

Você emprestou dinheiro, tem sido honesto, justo e gentil nos seus negócios? Como você se sairia diante de Deus se tivesse que responder por esses negócios? (Ec 12:14).

Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote