O jovem rico

 Lições da Bíblia1

Não sabemos muito sobre o jovem rico além da sua riqueza e do seu interesse nas coisas espirituais. Ele era tão dinâmico que correu até Jesus (Mc 10:17). Estava animado para aprender sobre a vida eterna. Essa história é tão importante que está registrada nos três evangelhos sinóticos (Mt 19:16-22; Mc 10:17-22; Lc 18:18-23).

3. Leia Mateus 19:16-22. O que Jesus quis dizer com estas palavras: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos Céus; depois, venha e siga-Me”?

Mateus 19:16-22 (ARA)2: “16 E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? 17 Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 18 E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19 honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22 Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.”

Jesus não pede que a maioria das pessoas venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres. Mas o dinheiro deve ter sido o deus desse jovem, e, embora a resposta de Jesus pareça severa, Ele sabia que essa era a única esperança desse homem.

A Bíblia diz que ele foi embora muito triste porque era muito rico, o que prova quanto ele adorava seu dinheiro. O Mestre ofereceu a ele vida eterna e um lugar no Seu círculo íntimo (“Venha e siga-Me”, as mesmas palavras que Jesus usou para chamar os 12 discípulos). No entanto, nunca mais ouvimos falar desse jovem. Ele trocou a eternidade por suas posses terrenas.

Que troca terrível, não foi? Que triste exemplo de alguém que não seguiu o princípio da “gratificação adiada” (ver o estudo da semana passada). Escolher como esse homem escolheu é um engano, pois, não importa o que a riqueza possa nos dar agora, cedo ou tarde todos nós morremos e teremos a perspectiva da eternidade. Enquanto isso, muitos ricos descobrem que sua riqueza não lhes dá a paz e a felicidade que esperam. De fato, em muitos casos, o oposto parece acontecer. Muitas biografias foram escritas sobre a experiência miserável de muitos ricos. Em toda a história registrada, uma das melhores descrições de como a riqueza pode ser insatisfatória encontra-se no livro de Eclesiastes. Dentre muitas outras lições que podemos tirar dela, uma é clara: o dinheiro não pode comprar paz nem felicidade.

“Quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por Minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria uma pessoa em troca de sua alma? (Mc 8:35-37). O que significa perder a vida por causa do evangelho?

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos